Minha conta
    Vingadores 4: Especulações sobre a Joia da Alma

    Pedra do Infinito pode ser a chave para salvar o universo...

    Atenção: o texto a seguir contém spoilers de Vingadores: Guerra Infinita.

    Muitos dos espectadores que assistiram a Vingadores: Guerra Infinita, saíram dos cinemas se perguntando: e agora? Thanos (Josh Brolin) estalou os dedos e conseguiu eliminar metade da população do universo, que se desfez em pó, inclusive o Homem-Aranha, o Pantera Negra e quase todos os Guardiões da Galáxia — personagens que têm filmes confirmados na Fase 4 da Marvel.

    O co-diretor Joe Russo confirmou uma das teorias de fãs sobre a Joia da Alma, que dizia que Gamora (Zoe Saldana), sacrificada por Thanos em troca da pedra laranja, está dentro da Joia. Afinal, o Titã Louco vê a filha, em sua versão infantil, após estalar os dedos, em um ambiente alaranjado, uma idealização que se passa dentro da Pedra.

    Mas o que isso quer dizer para os demais personagens que desapareceram do universo após a vitória do vilão? Confira abaixo algumas das especulações do AdoroCinema sobre o destino dos personagens e da Joia do Infinito em Vingadores 4.

    As Mortes de Guerra Infinita

    Marvel

    Vingadores: Guerra Infinita apresentou dois tipos diferentes de morte: o tradicional — pessoas sendo sugadas para o espaço, estranguladas, jogadas de penhascos — e o tipo um pouco menos comum, que vem do estalar dos dedos de um vilão insano e transforma metade do universo em poeira.

    É provável que os personagens que viraram pó no final do filme também estejam presos na Joia da Alma, tendo sido sugados para dentro da Pedra do Infinito.

    "Sugados?" Isso mesmo, você leu certo. Nos quadrinhos, a Joia da Alma difere das outras cinco Pedras do Infinito, sendo realmente capaz de manifestar uma vontade própria. Esse desejo é a necessidade de colher almas. Entre os poderes da Joia da Alma estão a capacidade de obter conhecimento das almas e roubar as almas dos outros. É importante notar, no entanto, que a pedra não destrói as almas, mas as absorve para uma dimensão de bolso chamada "Mundo da Almas", onde elas vivem uma vida surreal e relativamente idealizada como seus prisioneiros. Este foi o reino de Adam Warlock, detentor da Joia nas HQs, que apareceu brevemente em Guardiões da Galáxia Vol. 2.

    Tivemos um vislumbre do Mundo das Almas do Universo Cinematográfico Marvel em Guerra Infinita. Quando Thanos é temporariamente teletransportado para um estranho oásis laranja onde vê a versão jovem de Gamora. Pode ser que a alma da Guardiã da Galáxia não esteja de fato presa na Joia, mas que o Titã Louco, em mundo idealizado, a veja ali.

    Marvel

    Considerando que a Joia da Alma aproveitou o desejo megalomaníaco de Thanos de destruir metade do universo para aumentar sua coleção de almas, fica a questão: como essas almas se libertarão? 

    Isso são cenas para o próximo tópico.

    Mundo das Almas

    Marvel

    Uma alma que reside no Mundo das Almas não está realmente morta porque não foi reivindicada pela Senhora Morte — que, nos quadrinhos, é amante de Thanos. Esta distinção foi importante quando o Titã Louco tentou impressionar estava fazendo o melhor para impressionar a Morte na história original de "Guerra Infinita", de Jim Starlin e George Perez. Com a motivação do vilão recontextualizada (e a falta geral de morte personificada) no UCM, Vingadores 4 deve tratar desse assunto um pouco diferente, mas a ideia inicial pode ser mantida.

    Nas HQs, Adam Warlock teve um papel importante em "Guerra Infinita", devido ao seu relacionamento estreito com a Joia da Alma. Isso estabeleceu que as pessoas presas no Mundo das Almas podiam absolutamente ser trazidas de volta com novos corpos e continuar vivendo resto de suas vidas normalmente. Quem fosse morto por uma Joia do Infinito poderia ser trazido de volta, adivinhem... com uma Joia do Infinito! Ou, pelo menos, com a ajuda de alguém em "sintonia" com o poder da pedra, como o próprio Adam.

    Porém, na falta de Warlock, que foi brevemente apresentado em Guardiões da Galáxia Vol.2, e há rumores que ele dê as caras somente no Vol. 3, quem poderia fazer esse papel?

    Marvel

    O UCM tem algumas pessoas que se encaixam nessa conta, entre elas, Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen), a Feiticeira Escarlate. Seu desaparecimento em Guerra Infinita é desolador por um lado, mas potencialmente promissor por outro. Se as vítimas desintegradas estão realmente residindo no Mundo das Almas, suas habilidades inatas e conexão com a Joia da Mente — que lhe concedeu seus poderes — podem ser a chave para trazer todo mundo de volta ao mundo real. É improvável que ela seja capaz de fazer tudo sozinha, no entanto, considerando que metade da galáxia deve estar presa lá. Talvez ela precise de uma mãozinha para ampliar suas habilidades enquanto estiver presa na dimensão de bolso.

    O que nos leva à...

    Joia do Tempo

    Marvel

    Embora a Joia do Tempo não seja senciente como a Joia da Alma, ela possui uma habilidade única de se tornar completamente livre no tempo, sem estar realmente vinculada ao conceito de "posse" de alguém. Essencialmente, ela pode escolher quando e onde quer estar.

    Isso significa que é possível que ela se manifeste em algum lugar no passado ou futuro que não esteja no controle de Thanos, como aconteceu nos quadrinhos "Pecado Original" de Mike Deodato Jr. e Jason Aaron. Antes desse arco, a Joia do Tempo tinha sido "perdida" (ou seja, havia desaparecido) na tentativa fracassada de Steve Rogers de usar a Manopla do Infinito. Mais tarde, a pedra se manifestou espontaneamente na mão do Capitão América, levando-o numa jornada para o futuro.

    Sabemos que, em Guerra Infinita, o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) viu, em milhões de possibilidades, exatamente um resultado em que os Vingadores tiveram sucesso em derrotar Thanos. Além disso, ele também que é mais capaz de colocar feitiços na Joia do Tempo que afetam a capacidade das pessoas de tocar e interagir com ela. Sem contar que Strange aparentemente deu a Joia do Tempo — a única coisa que ele jurou proteger acima de tudo — a Thanos em troca da vida de Tony Stark (Robert Downey Jr.).

    Conhecendo o Doutor, não seria difícil presumir que Thanos ter a posse da Joia do Tempo é na verdade parte do cenário vencedor que ele viu no futuro. E que, é claro, ele pode ter colocado algum tipo de magia na pedra antes de entregá-la.

    Marvel

    As coisas provavelmente não serão tão simples como a Joia do Tempo se manifestando de repente na mão de Steve Rogers no início dos Vingadores 4, mas a ideia de que encontrar a Pedra em algum lugar no passado ou no futuro pode ser o eixo principal do plano. Afinal, ele disse a Stark que "era o único jeito".

    Vingadores: Guerra Infinita está em cartaz nos cinemas. Já Vingadores 4 tem estreia marcada para 2 de maio de 2019.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top