Minha conta
    O Paciente: Conheça a família da ficção de Aécio Neves (Exclusivo)

    Visitamos o set do filme que pretende esclarecer o que aconteceu com Tancredo Neves, cuja morte até hoje é envolvida por teorias da conspiração.

    Existe uma série de teorias a respeito da morte de Tancredo Neves, primeiro presidente civil nomeado depois de 20 anos de regime militar, e que nem sequer chegou a tomar posse. Câncer? Diverticulite? Foi envenenado? O cineasta Sergio Rezende volta nos últimos momentos de vida do político no thriller médico O Paciente, que será lançado em ano eleitoral. O AdoroCinema visitou o set do filme em meados de novembro, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. Conheça a família da ficção de Aécio Neves (vídeo acima).

    “Um filme como esse vai apenas mostrar uma coisa que ninguém sabia. O que foi que aconteceu com Tancredo dentro do hospital? Isso é que é importante”, acredita Othon Bastos, na pele do paciente. “Na época em que o filme se passa, o Aécio não tinha carreira política ainda. Ele estava começando como secretário particular do Tancredo”, situa, por sua vez, Lucas Drummond, com a responsabilidade de interpretar o neto mais famoso de Tancredo, aos 24 anos.

    Divulgação

    O filme tem como guia o livro “O Paciente - O caso de Tancredo Neves”, escrito pelo pesquisador espanhol Luís Mir, que teve acesso aos prontuários dos hospitais de Brasília e São Paulo, por onde o doente passou. O longa (cujo roteiro é assinado por Gustavo Liptzein) tem como foco os cerca de 40 dias de internação de Tancredo, tido como a grande esperança da política nacional após o fim do regime militar, que não chegou a tomar posse - fato que desperta até hoje um sem número de teorias da conspiração (que o filme não vai abordar). O político morreu no dia 21 de abril de 1985.

    “A imagem que eu tenho feito para a equipe e o elenco é a imagem uma dessas olimpíadas em que uma maratonista entrava no estádio no final da maratona, depois de ter corrido 42 km, e faltavam 300 metros para ela chegar em primeiro lugar. E ela começa a passar mal”, Sergio Rezende conceitua.

    Divulgação

    Esta versão (tanto do livro quanto do filme) traz os médicos como os “vilões” - ainda que acidentais - da trama. Leonardo Medeiros, que interpreta um dos três profissionais de saúde envolvidos no caso, confirma o diagnóstico. “Eles são afetados pela vaidade”. “A impressão que eu tenho é que se fosse um indigente, ele [Tancredo] teria sobrevivido”. O ator Mario Hermeto (que vive o filho Tancredo Augusto) resume: “Todos estão interessados em proteger o presidente, enquanto o homem, o pai, está sofrendo”.

    O Paciente tem data de estreia agendada para 14 de junho de 2018.

    Divulgação
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top