Minha conta
    Lendária produtora de chanchadas, Atlântida Cinematográfica será reaberta

    Três filmes por ano é a meta da retomada.

    Fundada no Rio de Janeiro em 1941, a Atlântida Cinematográfica produziu 66 filmes dos mais diversos gêneros, mas marcou o cinema brasileiro principalmente pela excelência em chanchadas, gênero dominante nos anos 1950.

    A surpresa é que, 45 anos após o encerramento das atividades, a companhia será reativada! Marcelo França Mendes, ex-presidente do Grupo Estação, está à frente do projeto junto com Luiz Henrique Severiano Ribeiro Baez, curador do acervo da Atlântida. Segundo Marcelo, a "nova" Atlândida deve lançar em média três longas por ano, todas realizadas em coprodução. Além de produzir novas obras, a empresa vai preservar e divulgar a história do estúdio, tão importante que chega a se confundir com a da sétima arte nacional.

    Entre os títulos famosos feitos pela Atlântida - de início criada para realizar cinejornais - estão Nem Sansão Nem Dalila, Amei um BicheiroO Homem do Sputnik, Carnaval no Fogo e Carnaval Atlântida. Grande Otelo, OscaritoCyll FarneyJosé Lewgoy, Eliana Macedo e o diretor Carlos Manga eram as grandes estrelas da companhia.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top