Minha conta
    "A Pixar nunca tinha feito um filme com tanta música", confessa diretor de Viva - A Vida é uma Festa

    Uma homenagem à cultura mexicana.

    A corrida pelo Oscar 2018 de melhor canção e trilha sonora promete ser acirrada. Muitos filmes têm a música em papel de destaque, incluindo A Bela e a FeraO Rei do Show e A Forma da Água. Agora, mais um forte candidato entra no páreo: a animação Viva - a Vida é uma Festa, da Disney/Pixar.

    O filme, sobre um garotinho com talento musical que descobre o mundo dos mortos, estreou com excelentes críticas nos Estados Unidos e tem chamado atenção para a sua trilha sonora. Em entrevista aos nossos parceiros do AlloCiné, o diretor Lee Unkrich (Toy Story 2, Procurando Nemo, Toy Story 3) destaca a importância deste elemento no projeto:

    "Em muitas cenas do filme, podemos ver os personagens animados tocando música. Eles não apenas cantam, mas também tocam violão e outros instrumentos. Precisamos compor a trilha muito mais cedo do que de costume. Michael Giacchino veio mais cedo e compôs todos os temas musicais que os personagens precisavam tocar".

    "Quando os músicos tocam no filme, era importante para mim ver que estavam tocando de verdade, então filmamos vários artistas que nos serviram de referência, para ver o guitarrista tocando, sua maneira de encostar em cada corda e sua técnica, para depois levar isso aos personagens. Foi uma dificuldade porque nunca tínhamos experimentado algo do tipo antes, nunca tínhamos feito um filme com tanta música. Foi muito além da simples trilha sonora original".

    O cineasta ainda revela uma inspiração inesperada: E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? (2000), comédia folk/caipira dos irmãos Coen:

    "E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? foi um verdadeiro modelo para mim. É realmente o tipo de filme que eu queria fazer. Os segmentos musicais são muito importantes no roteiro, existem muitas apresentações, e trata-se de um tipo de música específica, da América profunda. Em Viva - A Vida é uma Festa, quis celebrar todos os estilos diferentes da música mexicana. Buscamos então escrever uma história na qual os personagens experimentam a música, falam de música, tocam música. É ela que conduz a história".

    Viva - A Vida é uma Festa chega aos cinemas brasileiros dia 4 de janeiro.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top