Minha conta
    Olhar de Cinema 2016: Documentário italiano perdido por 30 anos é destaque da programação

    Anna (1975) é dirigido por Alberto Grifi e Massimo Sarchielli.

    Filmado entre 1972 e 73, o documentário Anna foi exibido nos festivais de Cannes, Berlim e Veneza em um só ano. Foi cultuado, mas também muito criticado e acabou perdido. Passados 30 anos, foi descoberto no acervo do diretor Alberto Grifi e restaurado pela Cinemateca de Bolonha. Agora, o filme é destaque no Olhar de Cinema de Curitiba, em 2016.

    Com quase quatro horas de duração, o longa gira em torno de uma garota de rua de 16 anos que está grávida e vive na Piazza Navona, no centro de Roma. Ela é acolhida pelos cineastas (Grifi e Massimo Sarchielli) vira objeto de um documentário, que debate sua natureza, seu estado e sua realidade de vida. Num cenário cultural efervescente, os diretores expõem ao máximo a garota - o que gerou boa parte das críticas ao filme. 

    O valor da obra, no entanto, está no fato do próprio longa questionar se os cineastas estavam mais preocupados com a menina ou com o filme. Além disso, o fato de contar com muitas conversas, oferece perspectivas muito especiais sobre aquele cenário e tipo de vida.

    O filme foi exibido na mostra Olhares Clássicos, que traz ainda produções como Como Era Verde Meu Vale e Amarcord.

    O AdoroCinema viajou a convite da organização do Olhar de Cinema.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top