Minha conta
    Começa hoje o 5º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

    Um recorte do cinema independente mundial e debates sobre a arte e a política na atualidade, na capital do Paraná, entre 8 e 16 de junho.

    O Festival de Cannes é o evento cinematográfico mais prestigiado do mundo. E muitos cinéfilos têm como xodó do evento a Mostra Un Certain Regard (em português, "Um Certo Olhar"), dando visibilidade a novos artistas e, consequentemente, ao cinema independente mundial. Não à toa o Festival Internacional de Curitiba se chama Olhar de Cinema.

    Começa hoje, na capital do Paraná, esse recente e já muito relevante evento do circuito cinematográfico nacional. O 5º Olhar de Cinema acontece entre os dias 8 e 16 de junho desse ano de 2016, levando adiante a ideia que deu origem ao festival em 2012: não apenas dar luz a novos cineastas e estéticas, como debater temas sociais, culturais e políticos urgentes com uma abordagem única.

    Luiz Sérgio Person é o grande homenageado do Olhar Retrospectivo, com a concisa e contundente obra do pai de Marina Person sendo relembrada numa homenagem aos 40 anos de sua morte. A Mostra Foco apresenta novos cineastas; a Outros Olhares, aqueles que apresentam maior radicalidade em sua estética. Amarcord, de Fellini, é destaque na seleção de clássicos, enquanto grandes mestres e obras perdidas são redescobertas na Exibições Especiais. E a Mirada Paranaense volta seu olhar para a produção cinematográfica do estado.

    O 5º Olhar de Cinema de Curitiba tem início e fim com dois filmes inéditos na América Latina: Operação Avalanche, de Matt Johnson, abre hoje o festival, às 20h30. No encerramento, a obra dinamarquesa A Comunidade, do cultuado cineasta Thomas Vinterberg (A Caça, Festa de Família). Tudo isso com a cobertura completa do AdoroCinema.

    Consulte a programaçao do 5º Olhar de Cinema — Festival Internacional de Curitiba no site oficial do evento. Abaixo, conheça todos os filmes da mostra competitiva do festival:

    Longa-metragem

    A Cidade do Futuro, de Cláudio Marques e Marília Hughes

    Antonia., de Ferdinando Cito Filomarino

    Irmãos da Noite, de Patric Chiha

    O Vento Sabe que Volto a Casa, de José Luis Torres Leiva

    Eles Vieram e Roubaram Sua Alma, de Daniel de Bem

    Gulîstan, Terra de Roses, de Zaynê Akyol

    La Última Tierra, de Pablo Lamar

    Maestà, La Passion Du Christ, de Andy Guérif

    O Estranho Caso de Ezequiel, de Guto Parente

    Um Outro Ano, de Shengze Zhu

    Curta-metragem

    A Moça Que Dançou com o Diabo, de João Paulo Miranda Maria

    Another City, de Pham Ngoc Lan

    Ascensão, de Pedro Peralta

    Babor Casanova, de Karim Sayad

    Fuego, de Pablo Penchansky

    Maria do Mar, de João Rosas

    Petites Histoires du Monde Avant D'Aller Dormir, de Maxime Coton

    Ri Guang Zhi Xia, de Qiu Yang

    Solon, de Clarissa Campolina

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top