Minha conta
    Quarteto Fantástico: Josh Trank culpa estúdio por críticas negativas ao filme

    "Um ano atrás, eu tinha uma versão fantástica desse filme", afirmou o diretor. Produção do longa teve momentos conturbados.

    "É possível se divertir com o filme. Ao mesmo tempo, é difícil não ficar com a sensação de que viu apenas um grande trailer para uma história empolgante que ainda estar por vir", diz a crítica do AdoroCinema sobre o novo Quarteto Fantástico, que estreou nos cinemas brasileiros e americanos nesta semana. 

    Nossa crítica destaca pontos negativos do filme, mas no geral, a avaliação é positiva. Pois é, fomos uma exceção. Alguns dos maiores sites de cinema do mundo foram bem menos benevolentes com o nova adaptação da Fox para os personagens do universo da Marvel Comics.

    O longa-metragem de Josh Trank foi definido como "um trailer de 100 minutos para um filme que nunca acontece" (The Hollywood Reporter), "uma decepção" (Washington Post), "um exemplo do que acontece quando um diretor e um estúdio claramente não trabalham em sintonia" (The Playlist) e até como "um drama indie arrastado emperequetado com trajes de super-heróis" (The Guardian).

    O site americano Metacritic, que agrupa críticas de diversos veículos de imprensa em língua inglesa, mostrou que a nota média de Quarteto Fantástico é 27/100, com base em 37 críticas. O resultado é tão baixo que deixa o filme com uma nota média inferior aos anteriores, estrelados por Jessica Alba, Chris Evans, Ioan Gruffudd e Michael Chiklis. Quarteto Fantástico (2005) ficou com uma cotação de 40/100 e Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007) marcou um média de 45/100.

    O que será que explica uma recepção tão ruim?

    O diretor Josh Trank soltou o verbo no Twitter para explicar sua visão sobre o que aconteceu. Ontem, dia 6, o cineasta usou a rede social para sugerir que a Fox o obrigou a mudar sua abordagem no filme: "Um ano atrás, eu tinha uma versão fantástica desse filme. E isso teria recebido ótimas críticas. Vocês provavelmente nunca o verão. Essa é a realidade". Pouco tempo depois, Trank excluiu seu tweet.

    A produçao do reboot de Quarteto Fantástico foi marcada por problemas. De acordo com fontes do site The Hollywood Reporter, Trank teve dificuldades para lidar com a responsabilidade de comandar um filme de um grande estúdio depois do sucesso de Poder Sem Limites.

    "Não questiono seu talento. Você não faz Poder Sem Limites por acidente, mas ele parecia um daqueles jovens que chegam na NBA com muito talento, mas sem muitas habilidades básicas. Existem ferramentas que ele não tem ainda", disse uma fonte ao THR. O diretor também foi definido como "errático", "muito isolado" e "indeciso".

    Trank chegou a ser escalado pela Disney/Lucasfilm para dirigir um dos spin-offs de Star Wars, que terá a produção de Simon Kinberg, produtor de Quarteto Fantástico. Como Kinberg também é um dos produtores do projeto envolvendo o universo Guerra nas Estrelas, ele teria comunicado aos chefes da Lucasfilm sobre o modo de trabalhar de Trank e sobre seu comportamento no set, o que fez cineasta ter de abandonar o filme derivado de Star Wars (apesar do diretor ter afirmado que se tratou de uma "decisão pessoal").

    Apenas três meses antes da estreia de Quarteto Fantástico, a Fox teve de refilmar diversas cenas do filme, o que foi um momento complicado, já que Miles Teller, Kate Mara e Michael B. Jordan tinha obrigações a cumprir com outros filmes de suas agendas. A declaração de Trank levanta a hipótese de que as refilmagens não tenham contado com seu comando, já que já foi informado anteriormente que Kinberg e o produtor Hutch Parker se envolveram pesado nas novas gravações.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top