Minha conta
    Filme inédito de Orson Welles será lançado com ajuda de financiamento coletivo

    Em comemoração do centenário de Welles, a previsão é que The Other Side of the Wind chegue aos cinemas ainda este ano.

    O filme mais famoso jamais visto será lançado ainda este ano. Não sabe de qual longa-metragem estamos falando? The Other Side of the Wind, última produção dirigida por Orson Welles na década de 70, que representaria seu retorno aos cinemas mas, por uma série de problemas, nunca chegou a ser finalizado.

    A história é irônica: depois de uma década, Welles havia acabado de retornar da Europa e está fazendo um filme inovador. Curiosamente, o longa é justamente sobre um diretor temperamental fazendo um filme inovador, após ficar dez anos em terras europeias. O elenco traz John Huston, Oja Kodar, Susan Strasberg, Lilli Palmer, Dennis Hopper e Peter Bogdanovich. Infelizmente, Welles faleceu antes que pudesse continuar a produção.

    Ano passado, a produtora e distribuidora Royal Road Entertainment, comandada por Filip Jan Rymsza, finalmente adquiriu os direitos do filme e teve acesso aos 1083 elementos do filme, incluindo o negativo e as gravações de som, que fazem parte de um tesouro enorme de material que pesa no total 1,6 toneladas.

    Seis meses depois de começarem a produzir o filme, Rymsza e dois outros produtores, Jens Koethner Kaul e Frank Marshall - que trabalhou originalmente com Welles no longa - resolveram dar um passo além para levar The Other Side of the Wind para as telonas: um financiamento coletivo.

    Então, foi lançada hoje, dia 7 de maio, uma campanha no site Indiegogo a fim de arrecadar a quantia necessária para finalizar o filme, ou seja, 2 milhões de dólares. Os contribuintes podem doar de 10 a 50.000 dólares e podem ganhar ingressos para a premiere, DVDs do filme, um pôster de cinema, uma cópia dos negativos do filme, latas onde eram guardados os rolos do filme originais, charutos comemorativos dos 100 anos de Welles, um roupão exclusivo com a assinatura do diretor, entre outras regalias.

    O prazo para conseguir o dinheiro termina dia 14 de junho, então se quiser fazer parte da história do cinema, você tem 40 dias para ajudar. De acordo com o ator Peter Bogdanovich, não há melhor jeito de lançar o filme, do que deixar o próprio povo finalizá-lo. Com apenas 18 horas de campanha (até o momento da publicação desta notícia), 391 pessoas já doaram. Diretores como J.J. Abrams, Clint Eastwood, Edgar Wright e Wes Anderson já contribuíram.

    The Other Side of the Wind está previsto para ser lançado ainda este ano e a data não poderia estar mais precisa, já que o dia 6 de maio de 2015 marcou o centenário do cineasta.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top