Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Grandes diretores: Peter Jackson
    Por Renato Hermsdorff — 9 de dez. de 2014 às 21:25
    facebook Tweet

    Prestes a abandonar a ‘Terra Média’ nesta semana com o lançamento de o Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, relembre a carreira do cineasta neozelandês, que acaba de ganhar uma estrela na Calçada da Fama.

    The Huffington Post
    Sir (respeita o moço) Peter Robert Jackson nasceu em Pukerua Bay, Nova Zelândia, no dia 31 de outubro de 1961. Assim como muitos dos grandes diretores contemporâneos, pode-se dizer que sua carreira também começou com um clique de Super 8. Um amigo de seus pais, ao diagnosticar o interesse do menino pela fotografia, o presenteou com uma das famosas câmeras filmadoras, quando Jackson tinha apenas oito anos.

    A partir daí, ele começou a fazer vídeos caseiros com os amigos. Eram, em geral, curtas-metragens, e, na adolescência, já se viam duas vertentes que seriam associadas ao diretor de sucesso do futuro: o gosto inicial pelo universo trash e o capricho com os feitos visuais.

    Depois de muito experimentar, a brincadeira começou a ficar séria aos 22 anos. Foi quando rodou Trash – Náusea Total, no mesmo esquema dos curtas: muitos amigos e pouca grana. Além de dirigir, ele produziu, filmou e até estrelou o filme, em múltiplos papéis, incluindo o herói, Derek. E todos os modelos de látex usados na produção foram forjados no fogão da cozinha da mãe dele, forçando por diversas vezes a família a comer salsichas no jantar devido a impossibilidade de utilizar o fogão da casa.

    Depois de quatro anos dedicados à finalização, um amigo da indústria cinematográfica o convenceu de que o projeto tinha, sim, apelo comercial. Resultado: foi exibido no Festival de Cannes, onde levou elogios e prêmios de volta para a Nova Zelândia. Lançado em 1987, o filme de humor bizarro e carregado nos efeitos visuais hoje é considerado um clássico cult.

    Em seguida, Jackson adicionou alguma música ao gênero trash e em 1989 nasceu Meet The Feebles – que nunca chegou a ser lançado no Brasil –, uma sátira dos Muppets. O primeiro filme profissional foi lançado em 1992. Sabe de qual estamos falando?

    Peter Jackson no início da carreira.


    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Djercks F.
      não assisti, mas acabei de ver o trailer e parece interessante...eu não entendo porque geralmente os gostos desses críticos não são os mesmo da maioria das pessoas(que é que realmente vale)esse Oscar, não desmerecendo os títulos dos filmes do Senhor dos Anéis por exemplo, mas também essa premiação não me convence que seja a vontade da maioria... tanto filme bom que nunca ganhou Oscar, e tanto filme que nem é tão bom ganha... falo isso pelo gosto não particular mas pelo que vejo nas redes sociais e nas ruas...
    • SUPREMA
      Convenhamos que Peter Jackson é dono da porra toda!
    • Andrew Garfield
      Esse é mito, pouquíssimos diretores chegam aos pés de Peter Jackson! Um dos diretores mais genias da história do cinema!
    • Gian Henrique d.
      Peter Jackson sem dúvidas é um grande diretor e conseguiu com o tempo conquistar seu espaço em Hollywood. Depois dos sucessos da trilogia de O Senhor dos Anéis ficou claro sua maestria para dirigir desde pequenos filmes até grandes produções. Parabéns, homenagem mais que merecida. E essa foto deles juntos é muito engraçada. Vida longa, e já com saudades da Terra-Média.
    • Gustavo M.
      Façam um do Fincher.
    Mostrar comentários
    Back to Top