Minha conta
    Dira Paes será a grande homenageada da Mostra de Cinema de Tiradentes 2015

    Inédito, o filme Órfãos do Eldorado, com a atriz, vai abrir a 18ª edição do festival, que acontece em janeiro e vai discutir o papel do cinema autoral no mundo de hoje.

    "Foi no momento de reaquecimento da produção de cinema (em 1994), ainda a duras penas, que a atriz paraense impôs sua presença, com cabelos pretos, pele morena, aparência de brasileira amazônica e um fácil naturalismo, testado em personagens de diferentes sotaques, com acentos do cangaço e dos pampas, apesar de sua origem no Norte".

    Assim o curador da Mostra de Cinema de Tiradentes, Cléber Eduardo, destaca a presença da atriz Dira Paes na cinematografia brasileira. Ela será a grande homenageada da 18ª edição do evento, que tem lançado luz sobre o cinema independente, e acontecerá entre 23 a 31 de janeiro de 2015 na cidade histórica de Minas Gerais.

    Para Eduardo, a opção por Dira Paes como homenageada se dá pela identificação da atriz com o tipo de cinema valorizado no festival e pela sua constante presença nas telas ao longo das últimas duas décadas. Ela estreou no universo dos longas-metragens aos 16 anos, em A Floresta das Esmeraldas, e dois anos depois atuou no emblemático Ele, o Boto. Depois, vieram Anahy de las MisionesCronicamente Inviável e, sob a batuta de Cláudio AssisAmarelo Manga e Baixio das Bestas. Também participou do megassucesso 2 Filhos de Francisco, entre outros.

    O filme de abertura será o ainda inédito Órfãos do Eldorado. Dirigida por Guilherme Cezar Coelho (Fala Tu), com Dira no elenco, a produção conta a história de um herdeiro (Daniel de Oliveira) de antigos barões de borracha do norte do país, que é expulso da cidade onde mora após viver uma relação incestuosa com a irmã.

    "Qual o lugar do cinema hoje?"

    Em tempos de “telas gigantes de iMax, cadeiras balançantes e projeções em 3D e 4D”, a organização do festival propõe uma discussão em torno da seguinte pergunta: “Qual o lugar do cinema hoje?” Sob esta temática, a Mostra questiona “em que medida as produções cinematográficas de imersão, que insistem em se elaborarem a partir da exigência por uma maior atenção e cognição, fazem sentido num mundo em que os multiplexes e a maior parte das salas de exibição se tornaram verdadeiros parques temáticos e modernizados”.

    Com mais de cem filmes em pré-estreias, a programação da Mostra de Cinema de Tiradentes é gratuita.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top