Minha conta
    Começa hoje a VI Semana dos Realizadores

    Festival reúne uma diversidade de filmes nacionais premiados no Brasil e no mundo, realiza a retrospectiva Kléber Mendonça Filho, de O Som ao Redor, homenageia Luiz Rosemberg Filho e muito mais!

    Nascido em 2009 como uma alternativa ao Festival do Rio – inspirado pela iniciativa que marcou o Festival de Cannes em 1968 e redundou na criação da Quinzena dos Realizadores –, a Semana dos Realizadores chega hoje à sua 6ª edição demonstrando maturidade. Até o dia 26 de novembro, uma seleção interessante e repleta de filmes não antes exibidos em seu pólo de realização (Rio de Janeiro) promete agradar ao cinéfilo que visita a Cidade Maravilhosa e aos cineastas que terão a oportunidade de exibir e, de quebra, concorrer a prêmios por suas obras – aspectos que atendem aos objetivos que motivaram a sua fundação, há apenas 5 anos, e já denotam a sua relevância.

    Em agradável bate-papo com jornalistas realizado no Parque Lage, a fundadora Lis Kogan falou sobre a programação do evento – no qual atualmente exerce as funções de diretora e curadora – e sua evolução. Se acordos com distribuidores de Portugal e México garantem que filmes de arte atravessem fronteiras e tenham a oportunidade de alcançar um público novo e maior, parcerias com curadores de renome, como Gerwin Tamsma (Festival de Roterdã) e o ator Mads Mikkelsen (CPH: DOX), refletem a qualidade dos filmes selecionados em suas seleções oficiais e paralelas.

    Em competição, obras premiadas no Brasil e no mundo, como Ventos de Agosto, Brasil S/A, A Vizinhança do Tigre e o filme de abertura Sinfonia da Necrópole, além da versatilidade de longas como Urihi Haromatipë, dirigida pelo índio Yanomami Morzaniel Iramari, e dos curtas e médias-metragens. Na mostra Hors Concours, os grandes vencedores dos festivais de Paulínia (A História da Eternidade), É Tudo Verdade (Homem Comum) e de Brasília (Branco Sai, Preto Fica). Em retrospectiva, a filmografia do cineasta Kléber Mendonça Filho, autor de O Som ao Redor e um dos fundadores do evento (do qual também participa lecionando uma master class). A Semana ainda prevê um laboratório itinerante e uma homenagem especial a Luiz Rosemberg Filho, cineasta veterano prestes a lançar seu primeiro longa-metragem após um grande hiato. 

    Para mais informações sobre a VI Semana dos Realizadores, como a programação e seu serviço, consulte o site oficial do festival. Abaixo, você confere a lista completa de longas-metragens em competição e da mostra Hors Concours, com exibição no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo:

    Quinta, 20 de novembro

    17h - Sinfonia da Necrópole, de Juliana Rojas

    19h15 - Flutuantes, de Rodrigo Savastano

    21h30 - A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa

    Sexta, 21 de novembro

    19h15 - Batguano, de Tavinho Teixeira

    21h30 - Com os Punhos Cerrados, de Luiz Pretti, Pedro Diogenes e Ricardo Pretti

    Sábado, 22 de novembro

    19h - Urihi Haromatipë – Curadores da Terra-Floresta, de Morzaniel ƚramari Yanomami

    21h - Branco Sai, Preto Fica, de Adirley Queirós

    23h30 - Nova Dubai, de Gustavo Vinagre

    Domingo, 23 de novembro

    16h30 - A História da Eternidade, de Camilo Cavalcanti

    19h - A Misteriosa Morte de Pérola, de Guto Parente

    21h30 - Ventos de Agosto, de Gabriel Mascaro

    Segunda, 24 de novembro

    19h15 - Noite, de Paula Gaitán

    21h30 - Ela Volta na Quinta, de André Novais Oliveira

    Terça, 25 de novembro

    19h15 - Dromedário no Asfalto, de Gilson Vargas

    21h30 - Brasil S/A, de Marcelo Pedroso

    Quarta, 26 de novembro

    21h - Premiação da VI Semana dos Realizadores

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top