Minha conta
    Veneza 2014: The Look of Silence é um documentário perturbador sobre genocídio na Indonésia

    Trata-se do segundo filme sobre o tema dirigido por Joshua Oppenheimer, indicado ao Oscar de melhor documentário por O Ato de Matar.

    Ainda inédito no circuito comercial brasileiro, O Ato de Matar foi apontado por diversos veículos mundo afora como um dos melhores filmes de 2013 - o AdoroCinema, que pôde assisti-lo no Festival do Rio, deu nota 4,5. Indicado ao Oscar, o documentário expõe o genocídio de mais de um milhão de pessoas na Indonésia, pelo simples fato de serem (supostamente) comunistas. Apenas um ano depois, o diretor Joshua Oppenheimer retorna ao tema em um novo documentário, The Look of Silence, exibido em primeira mão no Festival de Veneza. O resultado, mais uma vez, é perturbador.

    Em seu novo trabalho, Oppenheimer coloca os assassinos de O Ato de Matar na posição de coadjuvantes. O protagonismo cabe a Adi Rukun, vendedor de óculos indonésio cujo irmão mais velho foi um dos mortos no genocídio. Através das entrevistas gravadas pelo diretor, onde os assassinos encenam como matavam as pessoas, Adi ganha consciência da gravidade do que ocorreu no passado e decide encará-los, frente a frente. Daí vem o título do filme, onde o silêncio de Adi frente aos relatos que ouve e a falta de consciência dos culpados é ensurdecedor. Trata-se do som do choque diante do inaceitável.

    A bem da verdade, a reação de Adi é bastante parecida com a dos espectadores ao assistir O Ato de Matar, pela incredulidade do que é exibido em cena, adicionando o peso extra de estar diretamente envolvido com a situação. Entretanto, por mais que seja um filme imponente, The Look of Silence fica à sombra do trabalho original do diretor sobre o tema, bem mais incisivo e chocante.

    Na coletiva concedida em Veneza, Joshua Oppenheimer revelou o motivo de ter dirigido mais um documentário sobre o genocídio: "O Ato de Matar é um memorial a todos que se foram. Há uma consciência geral na Indonésia de que o que aconteceu foi errado, mas alguns dos assassinos são considerados heróis nacionais. Meu interesse neste filme era em saber como perdoá-los e viver juntos". O protagonista Adi Rukun, também presente na coletiva, complementou: "O filme não pode consertar o que foi quebrado, mas pode ajudar as futuras gerações."

    O diretor reconheceu que lançar O Ato de Matar e The Look of Silence representa riscos não apenas para si, mas também para todos que se envolveram com os filmes. Considerado persona non grata na Indonésia, ele faz o possível para que seus filmes possam ser vistos pela população local. "O Ato de Matar está inteiramente disponível no YouTube, com legendas em línguas locais, para que possa ser visto pela população do país."

    Bastante aplaudido ao término da sessão para a imprensa, The Look of Silence é mais um forte candidato aos prêmios principais do Festival de Veneza. Ainda mais porque uma possível premiação traria uma repercussão ainda maior ao tema, seguindo a trilha aberta pelo Oscar com O Ato de Matar.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top