Minha conta
    Críticos do mundo inteiro escolhem os melhores filmes de 2013

    A revista Sight and Sound compila as listas de mais de 100 críticos e teóricos. O documentário O Ato de Matar foi eleito o melhor filme do ano, seguido por Gravidade e Azul é a Cor Mais Quente.

    por Bruno Carmelo

    Com o ano de 2013 chegando ao fim, começam a ser divulgadas as tradicionais listas de melhores filmes do ano. A prestigiosa revista Sight and Sound tem o mérito de reunir em uma mesma classificação as listas de mais de cem críticos e teóricos de todo o mundo. Este ano, o primeiro lugar ficou com o documentário O Ato de Matar, sobre assassinos na Indonésia convidados a reencenarem os seus crimes para as câmeras. O filme já tinha causado forte impressão no Festival do Rio 2013 e também conquistou a redação do AdoroCinema (confira a nossa crítica).

    Nas posições seguintes vieram filmes muito bem recebidos em outros festivais e premiações, como Gravidade (selecionado no festival de Veneza) e Azul é a Cor Mais Quente (vencedor do festival de Cannes). Confira abaixo a lista completa da Sight and Sound:

    1. O Ato de Matar

    2. Gravidade

    3. Azul é a Cor Mais Quente

    4. A Grande Beleza

    5. Frances Ha

    6. Um Toque de Pecado

    7. Upstream Color

    8. O Gigante Egoísta

    9. Norte, the End of History e Um Estranho no Lago (empatados)

    Esta seleção apresenta vários títulos que já tinham aparecido na lista de melhores filmes do ano da revista Cahiers du Cinéma. Três títulos citados pelas duas revistas estreiam em dezembro no Brasil: Azul é a Cor Mais Quente, Um Toque de Pecado e Um Estranho no Lago. Relembre os preferidos da publicação francesa:

    1. Um Estranho no Lago

    2. Spring Breakers - Garotas Perigosas

    3. Azul é a Cor Mais Quente

    4. Gravidade

    5. Um Toque de Pecado

    6. Lincoln

    7. La Jalousie

    8. Filha de Ninguém

    9. Os Encontros da Meia-Noite

    10. A Batalha de Solferino

    O Ato de Matar

    Um Estranho no Lago

    Azul é a Cor Mais Quente

    Gravidade

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top