Minha conta
    Veneza 2014: Festival começa com o sarcástico Birdman, com Michael Keaton e Edward Norton

    Novo trabalho do diretor Alejandro González Iñárritu conta também com Emma Stone, Naomi Watts e Zach Galifianakis no elenco.

    A 71ª edição do Festival de Veneza - o mais antigo entre os principais festivais da atualidade - teve início hoje com a exibição de Birdman, novo trabalho do diretor Alejandro González Iñárritu. Conhecido pelos dramas pesados, como Amores Brutos e Biutiful, desta vez o diretor mexicano investe em uma comédia sarcástica que critica, de forma bem ácida, a indústria do entretenimento nos Estados Unidos.

    A trama acompanha Riggan Thomson, um ator em decadência que fez muito sucesso no passado ao interpretar um popular super-herói da sétima arte, o tal Birdman do título. Não por acaso, o escolhido para interpretá-lo foi Michael Keaton, que possui no currículo dois filmes da série Batman. Bastante egocêntrico, Riggan aposta suas fichas em uma possível volta por cima ao dirigir e estrelar a adaptação de um texto consagrado, que será encenado na Broadway.

    Rodado praticamente todo em plano-sequência e com uma edição meticulosa, Birdman é um filme envolvente que possui diálogos incisivos e surpreendentes. O longa-metragem acompanha os bastidores da peça teatral, com direito a situações surreais envolvendo elenco e equipe de produção, e ainda abre espaço para uma análise criteriosa sobre o método de funcionamento da Broadway e também de Hollywood. Mais exatamente, uma analogia demolidora sobre a fama trazida pelos super-heróis e sua popularidade junto ao público.

    A própria função da crítica dentro deste mecanismo não passa em branco diante da metralhadora de Iñárritu, já que Sissy Spacek interpreta uma crítica teatral cheia de preconceitos, com referências claras a Pauline Kael, notória crítica de cinema norte-americana, já falecida.

    Na coletiva realizada após a sessão, Iñárritu comentou sobre o motivo de fazer algo tão diferente do usual em sua carreira: "Após tantos dramas, queria descansar um pouco. Mas não creio que haja uma zona de conforto, pois nunca sei o que sairá de um set de filmagens". O diretor justificou ainda o porquê da escolha de Michael Keaton como protagonista: "Ele tem a rara habilidade de variar do drama para a comédia muito rapidamente. Além disto, olhando em perspectiva, ele sabe bem o que isto significa", se referindo à queda de popularidade enfrentada pelo ator após deixar o papel do Homem-Morcego.

    Com um elenco afiado e coeso, com destaque maior para o trio Keaton-Emma Stone-Naomi Watts, Birdman já desponta como sério candidato aos prêmios principais do Festival de Veneza 2014. A estreia nos cinemas brasileiros está agendada para 22 de janeiro de 2015, o que demonstra a aposta de sua distribuidora nacional, a Fox Films do Brasil, em possíveis indicações ao Oscar.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top