Minha conta
    Amigos do AdoroCinema: Blogueiros se dividem na análise sobre O Tempo e o Vento

    Novo filme do diretor Jayme Monjardim foi avaliado pelos parceiros do AdoroCinema.

    por Francisco Russo

    Após chegar aos cinemas do Rio Grande do Sul no dia 20 deste mês, O Tempo e o Vento estreou nos demais estados brasileiros em 27 de setembro. Com isso, perguntamos aos blogueiros do Amigos do AdoroCinema o que acharam deste novo trabalho do diretor Jayme Monjardim, que conta com nomes bem conhecidos do grande público como Thiago Lacerda, Fernanda Montenegro, Cléo Pires e Marjorie Estiano. O resultado foi bastante equilibrado.

    O blog em destaque nesta semana é o Cinema e Argumento, que faz uma análise entre o longa-metragem e a série de TV O Tempo e o Vento, exibida na Rede Globo nos anos 1980. Confira um trecho da crítica!

    Cinema e Argumento - "Se, por ser televisiva, a minissérie dirigida por Paulo José teve o tempo necessário para desenvolver os dois séculos de história retratados na obra original, o longa de Monjardim sofre por não conseguir dar a devida intensidade aos fatos em meras duas horas de duração. Ainda que não seja a tragédia e o oportunismo que poderia se esperar, O Tempo e o Vento é corrido e abarrotado de personagens e situações – o que quase castra a emoção da história singular criada por Érico Veríssimo." Leia a crítica completa, escrita por Matheus Pannebecker. Nota: 3,5/5.

    Abaixo, você confere algumas das críticas enviadas. Se você tem um blog e quer ser parceiro do site, lembre como integrar a comunidade. Se não tiver um blog, você também pode escrever a sua crítica diretamente no AdoroCinema!

    Cine Splendor - "É muito interessante a capacidade de Jayme Monjardim conseguir desenvolver uma linguagem novelística dentro de um longa-metragem." Leia a crítica completa, escrita por Felipe Hänsell. Nota: 3,5/5.

    Cine Pipoca Cult - "Chama mais a atenção a forma como Thiago Lacerda está caracterizado para se parecer não exatamente com o Capitão Rodrigo, e sim, com Tarcisio Meira interpretando o Capitão Rodrigo na minissérie da Globo. O penteado, a postura, o sorriso. É impressionante como são semelhantes." Leia a crítica completa, escrita por Amanda Aouad. Nota: 2,5/5.

    Zona Crítica - "Acho que se a sétima arte tivesse uma bíblia, com certeza em alguma parte dela leríamos o verso: 'Nem só de boa fotografia viverá o cinema. Dantes é preciso uma montagem decente, um roteiro crível, boas atuações, sutileza na trilha sonora, dentre outros elementos'." Leia a crítica completa, escrita por Rodrigo Rigaud. Nota: 2/5.

    Tem um Coelho no Cinema - "A história possui tantos detalhes que mereciam uma atenção especial e foram mostrados em questão de minutos para que coubesse numa mídia padrão, e isso é um pecado, pois matou muita coisa que ficaria interessante na tela." Leia a crítica completa, escrita por Fernando Coelho. Nota: 4/5.

    Has Tela Vista - "Não há como negar que Monjardim buscou uma boa direção de arte e a fotografia tem qualidade, o grande problema do filme é que tudo parece um pouco acelerado e mal explicado, fazendo os personagens se tornarem peças deslocadas." Leia a crítica completa, escrita por Cleber Gio. Nota: 2/5,

    Book(Post)It! - "O filme de Jayme Monjardim que leva esta história para as telas do cinema mostra-se digno de lágrimas e aplausos por saber encantar e emocionar ao apresentar um trabalho com ares de épico e uma produção de cair o queixo." Leia a crítica completa, escrita por Willian Thains. Nota: 4,5/5.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top