Minha conta
    Por que o projeto de Homem-Aranha 4 com Tobey Maguire foi abandonado?

    Por sérias divergências artísticas e de produção, a Sony julgava Homem-Aranha 4 caro demais, e o diretor Sam Raimi discordava do roteiro.

    por Bruno Carmelo

    Não há dúvidas que O Espetacular Homem-Aranha vai ser um grande sucesso nos cinemas, e a crítica internacional não tem poupado elogios a esta nova versão, com elenco e diretor diferentes dos três filmes anteriores. Mas diante de uma franquia de tanto sucesso, por que a Sony decidiu interromper o projeto de Homem-Aranha 4, que seria mais uma vez dirigido por Sam Raimi, com Tobey Maguire no papel principal e Kirsten Dunst como par romântico?

    Apesar da decepção com o caríssimo e pouco lucrativo Homem-Aranha 3, tudo parecia correr bem com a produção de Homem-Aranha 4. Raimi acreditava que poderia consertar os erros do último filme, e já estava pronto para dirigir o quinto e sexto episódios do herói. Mas a Sony já tinha uma data muito próxima prevista para o quarto filme, e era obrigada a realizá-lo neste prazo para não perder os direitos da história.

    Na correria, Raimi e os produtores não estavam de acordo sobre o roteiro, muito menos sobre os novos atores da série, que incluiriam Anne Hathaway (Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge) e John Malkovich (RED - Aposentados e Perigosos) - considerados caros demais para a produtora. Nem sobre os vilões os dois concordavam: a Sony insistia em manter Venom, que Raimi considerava um dos principais responsáveis pelo fracasso de Homem-Aranha 3.

    Assim, com o diretor privado de controle artístico sobre o filme, nasceram tensões que levaram a uma carta dos produtores, dizendo apenas que a produção de Homem-Aranha 4 seria adiada "em vários meses". O produtor ainda pedia "desculpas pelo inconveniente" e sugeria: "Acho melhor vocês começarem a procurar outro trabalho". Em uma reunião de urgência, os patrões da Sony optaram pela solução radical: retirar toda a equipe e começar a série de novo, o quanto antes, com o diretor (mais barato) Marc Webb, um elenco mais jovem e um teor mais adolescente.

    Nasceu assim O Espetacular Homem-Aranha, que tem grande potencial para ser ainda mais lucrativo que seus antecessores. Os fãs da franquia Homem-Aranha poderão comparar as produções das duas equipes dia 6 de julho, quando o novo filme chega nos cinemas brasileiros.

    O Espetacular Homem-Aranha

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top