Minha conta
    “Eu fiz isso primeiro”: David Cronenberg e David Lynch afirmam que Alien, o 8º Passageiro é um plágio de seus filmes
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Tudo sobre as acusações desses dois lendários cineastas ao filme de Ridley Scott.

    Poucos filmes de ficção científica são mais lendários do que Alien, o 8º Passageiro. Seu enorme sucesso acabou dando origem a uma franquia que continua forte - este ano será lançado “Alien: Romulus” - mas outra coisa que ele provocou, e que muitos talvez não saibam, foram as acusações de plágio feitas por David Cronenberg e David Lynch.

    “Agora sabemos quem é o ladrão”

    O diretor de Senhores do Crime foi o que mais criticou o filme de Ridley Scott por esse motivo. De fato, em 1979, ele já estava frustrado com o filme e comentou o seguinte para a revista Fangoria:

    "O filme não tem metafísica, não tem filosofia. A criatura acaba sendo um homem em um traje de crocodilo perseguindo um grupo de pessoas em uma sala. Acho que meus próprios filmes alcançam muito mais sucesso tocando um nervo profundo, mais do que apenas a reação de que você não quer ser comido por um crocodilo. Alien nada mais era do que um filme B de 300 mil dólares com um orçamento de 10 milhões de dólares.

    O dispositivo parasita não é usado metaforicamente, não foi usado para evocar nada. Em Alien, John Hurt tem o parasita dentro dele e continua com sua vida normal. Em Calafrios, o parasita fica dentro das pessoas e muda seu comportamento e suas motivações. Ele é usado para mais do que apenas chocar".

    20th Century Studios

    Na verdade, Cronenberg lembrou mais tarde que não era o único a pensar dessa forma, pois quando um festival alemão exibiu vários de seus primeiros filmes, um espectador se levantou indignado e disse: “Como você ousa exibir esse filme? É óbvio que você roubou do filme Alien! Há parasitas saindo de sua boca e há um ácido que queima seu rosto, exatamente como em Alien! Quando Cronenberg respondeu que seu filme havia sido feito três anos antes, o espectador respondeu: “Ah, agora sabemos quem é o ladrão”.

    Ainda assim, tenho certeza de que algumas pessoas pensarão que é apenas uma coincidência, mas Cronenberg entrou em mais detalhes em uma entrevista de 2011 com a The Film Experience sobre por que ele estava convencido de que havia sido plagiado:

    "Bem... você pode dizer que eles foram influenciados por você ou que o estão roubando. É a mesma coisa básica. Mesmo com Alien. Meu filme Calafrios tem um parasita que vive em você e sai queimando do seu corpo e pula no seu rosto e desce pela sua garganta. Sei que Dan O'Bannon conhecia meu filme. Em um caso como esse, você não se importaria com um pouco de crédito por ele. Mas, além disso, se você for influente - e muitos cineastas jovens me disseram que fui uma grande influência e que, às vezes, seus filmes me lembram meus filmes antigos -, você encara isso como um elogio. Obviamente, você tocou uma corda. É bom que as pessoas estejam cientes disso. Mas, além disso, é inevitável; as coisas se tornam um entendimento comum, digamos. A questão do parasita. Quero dizer, há filmes que se chamam de Parasita. Mas eu fiz isso primeiro, mas, você sabe, tanto faz".

    20th Century Studios

    Uma entrevista no livro David Cronenberg: Interviews with Serge Grünberg deixa claro qual é a fonte do cineasta para ser tão claro:

    "Devo dizer que algumas de minhas imagens, como o parasita, acabaram em coisas como Alien, que foi mais popular do que qualquer um dos filmes que fiz. Mas o roteirista de Alien com certeza viu esses filmes, Dan O'Bannon. A ideia de parasitas saindo de seu corpo, usando um fluido e pulando em seu rosto, tudo isso está em Calafrios

    John Landis me disse que Dan estava muito familiarizado com o que ele chamava de “os filmes canadenses”, ou seja, Calafrios e Enraivecida na Fúria do Sexo, quando escreveu Alien. E é por isso que sei que ele roubou toda a cena do parasita de Calafrios. E Ron Shusett disse: 'Ele nunca viu esses filmes e não sabe nada sobre isso'... mais tarde, Dan O'Bannon negou que tivesse visto esses filmes, mas John Landis jura que ele falava sobre eles o tempo todo e os conhecia muito bem".

    The Canadian Film Development Corporation (C.F.D.C.) / Cinépix / DAL Productions

    Cronenberg reconhece que “todo mundo filma todo mundo”, mas também observa sobre O'Bannon que “ele era aparentemente uma pessoa hostil e muito agressiva. Não sei, nunca o conheci”. O diretor do magistral Videodrome voltaria ao assunto em uma conversa com o Collider em 2015, na qual foi enfático:

    "Como Alien, por exemplo, que se apropriou totalmente de coisas do meu filme Calafrios, apresentava um parasita que vive no seu corpo, sai do seu peito, pula no seu rosto e salta da sua boca, e de repente você vê isso em um filme de estúdio, que foi um enorme sucesso, Alien. O roteirista, Dan O'Bannon, tinha visto o filme, sabemos que ele viu o meu filme e, digamos, se apropriou dele".

    E quanto a Lynch?

    American Film Institute / Libra Films

    Por sua vez, a acusação feita pelo diretor de Cidade dos Sonhos só conhecemos indiretamente, mas chegou até nós por meio de HR Giger, que no início dos anos 80 queria colaborar com David Lynch em sua adaptação de Duna. Foi assim que ele contou à revista Cinefantastique o que aconteceu:

    "Por meio de alguns amigos, perguntei a Lynch se ele estava interessado em minha colaboração. Nunca tive notícias dele. Mais tarde, fiquei sabendo que ele estava chateado porque achava que tínhamos copiado o monstro Alien de seu bebê monstro em Eraserhead, o que não era verdade. Ridley Scott e eu nem sequer tínhamos visto esse filme na época. Se algum filme influenciou Alien, foi O Massacre da Serra Elétrica. Eu teria adorado colaborar com Lynch em Duna, mas aparentemente ele queria fazer todos os designs sozinho".

    Giger voltaria a se pronunciar sobre o assunto no livro The Complete Lynch, onde observou que “as pessoas perguntaram a Lynch sobre mim, mas ele não está muito entusiasmado com meu trabalho. Disseram-me que ele acha que roubamos o bebê de Eraserhead para o busto do Alien, mas isso não é verdade. Eu disse a Ridley Scott que ele deveria ver o filme, embora ele nunca tenha visto. David Lynch disse que o filme foi filmado exatamente como o dele, mas não pode ser porque Ridley não o tinha visto! Lynch estava falando como se fosse uma espécie de homenagem ao seu trabalho... Ele não parece gostar muito de mim, e eu não sei por quê”.

    Por sua vez, a única coisa que se sabe que Lynch disse em público sobre o filme foi feita na revista alemã Filmjahrbuch Nr. 1, em meados dos anos 80, onde o entrevistador comentou que, ao ver Alien, ele se lembrou bastante de Eraserhead e que certamente os responsáveis pelo primeiro foram muito inspirados por ele. Esta foi a resposta de Lynch:

    "Você pode estar certo. Mas eu não sou de julgar. Giger disse uma vez que esse é um de seus filmes favoritos".

    Alien, o 8º Passageiro
    Alien, o 8º Passageiro
    Data de lançamento 13 de agosto de 1979 | 1h 56min
    Criador(es): Ridley Scott
    Com Sigourney Weaver, Tom Skerritt, Veronica Cartwright
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Star +

    *Tradução de site parceiro do AdoroCinema

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top