Minha conta
    Guerra Civil nem chegou aos cinemas, mas está causando polêmica: Filme com Wagner Moura é chamado de irresponsável e diretor rebate
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Estrelado por Kirsten Dunst e Wagner Moura, Guerra Civil estreia nos cinemas brasileiros em 18 de abril.

    Guerra Civil está chegando aos cinemas e, mesmo antes de sua estreia, o filme escrito e dirigido por Alex Garland vem recebendo acusações de ser irresponsável por causa de sua trama política de uma guerra civil nos Estados Unidos justamente em ano eleitoral.

    "Um presidente fascista": Para Wagner Moura e Kirsten Dunst, comparação de Guerra Civil com a realidade é assustadora

    Em entrevista à Vulture, Alex Garland comentou sobre as acusações feitas contra Guerra Civil, estrelado por Kirsten Dunst, Wagner Moura e Cailee Spaeny.

    A coisa mais verdadeira que eu diria sobre isso é que honestamente não sei se é responsável ou irresponsável porque precisaria saber muitas coisas que não sei para poder responder a essa pergunta. Mas o que eu acho é que há uma contradição, um contraponto a isso, que é: 'Qual é a consequência de não dizer as coisas? Qual é a consequência do silêncio? De silenciar-se ou silenciar outras pessoas?'

    O filme se passa em um futuro não tão distante, quando uma guerra civil se instaura nos Estados Unidos. Uma equipe pioneira de jornalistas de guerra viaja pelo país para registrar a dimensão e a situação de um cenário violento que tomou as ruas em uma rápida escalada, envolvendo toda a nação. No entanto, o trabalho de registro se transforma em uma guerra de sobrevivência quando eles também se tornam o alvo.

    Guerra Civil
    Guerra Civil
    Data de lançamento 18 de abril de 2024 | 1h 49min
    Criador(es): Alex Garland
    Com Kirsten Dunst, Wagner Moura, Cailee Spaeny
    Usuários
    3,2
    Adorocinema
    4,5
    Ver sessões (582)

    Garland acrescenta que Guerra Civil alerta o público sobre duas coisas. "O filme é sobre jornalismo. É sobre a importância do jornalismo. É sobre reportagem. O filme tenta funcionar como repórteres antiquados. Essa é a coisa número 1", diz o diretor.

    "Basta um simples reconhecimento de que este país, o meu país, muitos países europeus, países do Médio Oriente, da Ásia, da América do Sul, todos têm políticas populistas e polarizadas que estão causando e ampliando divisões extremas, e o estado final do populismo é o extremismo e depois fascismo", completa Alex Garland sobre Guerra Civil.

    Isto está novamente relacionado com os jornalistas, porque temos governos com controles e equilíbrios, mas precisamos desta outra coisa, que é a imprensa – livre, justa, mas também de confiança. E neste momento, as vozes dominantes na imprensa não são confiáveis. Até certo ponto, eles têm a confiança do coro para o qual estão pregando, mas não dos outros coros. Estou na casa dos 50 anos. Quando eu era criança, se no que antigamente se chamava 'jornal de grande circulação' publicasse uma matéria sobre um político corrupto ou mentiroso, não importava se você era leitor desse jornal ou não, o impacto seria enorme e muito provavelmente encerraria a carreira dessa pessoa. Esse mundo se foi

    Guerra Civil estreia em 18 de abril nos cinemas brasileiros.

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top