Minha conta
    Uma obra-prima da ficção científica que está disponível no streaming: Dura apenas uma hora e meia e inspirou Christopher Nolan
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    O longa-metragem A Origem conta com diversas referências a esta produção.

    Não é novidade para ninguém que a indústria das animações japonesas influenciou grandes produções hollywoodianas através das eras - e como exemplo recente disso, temos Matrix, um longa-metragem notavelmente inspirado por Ghost in the Shell. Desta forma, hoje trataremos aqui da relação entre Paprika e A Origem, duas obras que mergulham no fantástico mundo dos sonhos.

    Para quem não conhece, Paprika é um anime criado em 2006, assinado pelo diretor Satoshi Kon. Na trama, acompanhamos um futuro em que um dispositivo tecnológico permite ao usuário ver e entrar nos sonhos de outras pessoas, nascendo, a partir daí, uma nova forma de tratamento psicológico.

    O grande problema começa quando o aparato é então roubado, levando terroristas a entrarem no sonho de alguns cientistas para assim enlouquecê-los. Agora, a última esperança para solucionar o caso reside na jovem terapeuta, Paprika, que possui a habilidade de imergir no universo inconsciente da população.

    O Problema dos 3 Corpos tem uma referência a Oppenheimer que quem viu o filme de Cillian Murphy provavelmente pegou: "Obrigado, Christopher Nolan"

    PAPRIKA FOI ACLAMADO PELA CRÍTICA

    Sony Pictures Entertainment Japan

    Assim como A Origem, Paprika é considerado uma das maiores ficções científicas dos últimos tempos, responsável por uma base de fãs autêntica. Com apenas uma hora e meia de duração, o filme consegue criar uma experiência imersiva para seus espectadores, fato que não passou despercebido pela crítica.

    No Rotten Tomatoes, a animação apresenta 86% de aprovação dos especialistas, através de um consenso de que temos pela frente “uma viagem mental difícil de acompanhar, mas que nunca deixa de deslumbrar”. As comparações com o filme de Christopher Nolan também não param de surgir, principalmente por conta da temática onírica.

    Na internet, não faltam edições que equiparam as duas produções, com cenas que se relacionam de forma similar. Abaixo, você pode conferir um post do Reddit que coloca takes de ambas as obras lado a lado, comprovando a inspiração de Nolan no trabalho de Kon.

    Para quem quiser conferir com os próprios olhos, Paprika está disponível para aluguel no Prime Video, enquanto A Origem pode ser encontrado para streaming na Max.

    Paprika
    Paprika
    Data de lançamento 28 de fevereiro de 2008 | 1h 30min
    Criador(es): Satoshi Kon
    Com Megumi Hayashibara, Torû Furuya, Kôichi Yamadera
    Usuários
    4,1

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top