Minha conta
    WALL-E: O famoso robô da Pixar foi inspirado em uma lenda do cinema
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Não é incomum que artistas dos estúdios Disney ou Pixar se inspirem em pessoas reais. WALL-E, por exemplo, foi criado com base em várias lendas do cinema mudo.

    O olhar de Tom Cruise nos olhos de Aladdin, o sorriso de Dwayne Johnson no rosto de Maui, o rosto de Alyssa Milano em A Pequena Sereia ou a malícia de Robin Williams escondida nas diferentes expressões do Gênio...

    Desde a criação dos famosos estúdios Disney, os animadores da empresa (mais tarde imitados pelos da Pixar) muitas vezes se inspiraram diretamente em atores ou atrizes reais para dar vida aos protagonistas de seus longas-metragens.

    Um filme de Chaplin por dia durante um ano e meio

    Assim, em meados dos anos 2000, quando o diretor Andrew Stanton e suas equipes se propuseram o desafio sem precedentes de animar um pequeno robô sem uma única linha de diálogo, eles buscaram inspiração nas maiores lendas do cinema mudo.

    "Dissemos a nós mesmos que deveríamos olhar para os mestres, porque essas pessoas tiveram décadas para se tornarem os melhores contadores de histórias sem precisar recorrer a diálogos", disse Andrew Stanton ao AV Club em 2008.

    "Assim, assistimos a um filme de Charlie Chaplin, um filme de Buster Keaton e, às vezes, um filme de Harold Lloyd, todos os dias na hora do almoço, durante quase um ano e meio, com as equipes de roteiro e animação. E nos familiarizamos com todo o seu trabalho".

    Disney/Pixar

    39 minutos sem diálogo

    Assim como as obras-primas do cinema mudo, como Tempos Modernos e A General (e com exceção de algumas mensagens gravadas ou ruídos de robôs), WALL-E não tem nenhum diálogo nos primeiros 39 minutos.

    E, embora os humanos possam ser ouvidos falando durante o resto do filme, o pequeno herói robô do longa-metragem da Pixar só consegue se expressar pronunciando (de forma bastante grosseira) seu próprio nome e o de sua amada. Essa restrição forçou os animadores do filme a competir entre si em termos de engenhosidade e a se inspirar nos melhores.

    "As pessoas ficaram preguiçosas"

    "Paramos de nos perguntar o que não poderíamos contar de uma forma totalmente visual", explicou Andrew Stanton, evocando novamente Chaplin e Keaton.

    Disney/Pixar

    "Esses caras eram simplesmente... tudo parecia possível de ser transmitido. E percebemos o quanto dessa direção e desse trabalho se perderam com o surgimento do som. As pessoas ficaram preguiçosas e confiaram apenas no diálogo para transmitir as coisas".

    Assim, enquanto os movimentos de WALL-E foram inspirados nos grandes atores do cinema mudo, os ruídos feitos pelo pequeno robô foram criados por outra lenda... uma lenda do som, desta vez... o engenheiro de som Ben Burtt, que criou todos os efeitos sonoros da saga Star Wars.

    Wall-E
    Wall-E
    Data de lançamento 27 de junho de 2008 | 1h 37min
    Criador(es): Andrew Stanton
    Com Ben Burtt, Elissa Knight, Jeff Garlin
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    5,0
    Assista agora em Disney +

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top