Minha conta
    Fãs superam a Teoria da Pixar? De forma inusitada, essa nova análise reúne a primeira vilã da Disney com um dos filmes mais amados pelos fãs
    Maria Santos
    Maria Santos
    Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

    Sucessos do grande estúdio de animação, os filmes apresentam semelhanças difíceis de ignorar.

    Com mais de cem anos de história, o que não falta para os fãs do famoso estúdio da Disney é criar teorias sobre seus filmes preferidos. Da Teoria da Pixar a personagens de histórias completamente diferentes dividindo grau de parentesco, a Disney todo ano apresenta criativos enredos para serem analisados.

    Apesar de utilizar easter eggs e referências de seus próprios personagens em novos filmes, cabe aos fãs entregarem as mais completas e bizarras análises, e dessa vez o bastão ficou nas mãos do influenciador @its_ivanmars, que em sua conta do do TikTok sugere que a Rainha Má (Lucille La Verne) de Branca de Neve e os Sete Anões também é a Mãe Gothel (Donna Murphy) de Enrolados.

    A análise de Ivan parte de algumas premissas em comum entre as duas vilãs: a inveja e o desejo de serem eternamente jovens e belas. Para refrescar as memórias dos mais fracos, tanto a história de Branca de Neve e os Sete Anões quanto Enrolados seguem com a princesa do reino sumindo por conta de sua beleza.

    OUTRA Branca de Neve: Filme que estreia em 2024 quer confrontar “as mentiras destrutivas” do live-action da Disney com Rachel Zegler

    Em Branca de Neve (Adriana Caselotti), a Rainha Má não suporta a ideia de existir alguém mais bonita que ela, e quando a nova filha do rei recebe toda a atenção, a vilã faz de tudo para recuperar seu posto, até mesmo matar a garota.

    Já em Enrolados, a Mãe Gothel sequestra a jovem Rapunzel (Mandy Moore) quando descobre que a garota tem poderes de cura, e usa isso a favor de seu maior desejo: usufruir livremente dos dons rejuvenescedores da garota e manter sua aparência imortal.

    Disney

    Outro ponto observado pelo fã é a aparência das duas vilãs quando não estão mais sob o "efeito da juventude"; a cena final da Bruxa Má envelhecida é muito semelhante à aparência envelhecida de Gothel.

    Se essas observações ainda não são convincentes, outra semelhança entre as duas histórias está poeticamente ligada à morte da Rainha Má e como Gothel achou a fonte de seus poderes. Ao final do primeiro filme do famoso estúdio, a antagonista de Branca de Neve cai de um penhasco em sua forma envelhecida; este mesmo penhasco é bem parecido com o que Gothel encontra inicialmente a flor que lhe possibilita rejuvenescer.

    Contexto cultural e objetos que interligam as duas histórias

    É possível observar que ambas as histórias são baseadas em contos de fadas de origem germânica, evidenciando alguns aspectos em comum. O usuário ainda destacou que a decoração na torre de Madrasta Gothel inclui uma maçã - talvez uma referência ao seu passado de envenenar princesas. A fruta, principal símbolo da trágica história de Branca de Neve, também é recorrente na história de Enrolados.

    O vídeo já conta com mais de três milhões de curtidas e mais de 10.000 comentários. Apesar de criativa e bem elaborada, a teoria ainda apresenta suas pontas soltas. Será que a Disney realmente pensou em tudo isso, ou o estúdio de animação apenas aproveitou um material já pronto como inspiração?

    Enrolados
    Enrolados
    Data de lançamento 7 de janeiro de 2011 | 1h 41min
    Criador(es): Byron Howard, Nathan Greno
    Com Mandy Moore, Luciano Huck, Zachary Levi, Donna Murphy
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Disney +

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top