Minha conta
    Steven Spielberg admite que não gosta deste filme de Indiana Jones e explica o porquê: “Não há nem um pouco dos meus sentimentos nele”
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Uma entrega que é “muito sombria, underground e assustadora”, segundo o diretor.

    Além de um extraordinário filme de aventura, Indiana Jones e o Templo da Perdição mudou completamente a indústria cinematográfica nos Estados Unidos. Quando foi lançado, em 1984, além de ter um desempenho magnífico nas bilheterias, forçou – junto com Gremlins, de Joe Dante – a MPAA a mudar o sistema de classificação etária, incluindo uma nova categoria, PG-13 (para maiores de 12 anos), ajustando-se ao seu conteúdo, que era muito assustador e sombrio para os espectadores mais jovens.

    Olá, escuridão, minha velha amiga

    É justamente esse aspecto do longa-metragem, em que Harrison Ford se coloca mais uma vez no lugar do lendário arqueólogo, que faz com que Steven Spielberg não tenha boas lembranças de seu trabalho nele. O diretor confessou assim, durante entrevista ao Sun Sentinel – via Far Out – que O Templo da Perdição é seu trabalho menos apreciado na franquia.

    Pause o filme Indiana Jones e o Templo da Perdição em certo momento e você verá alguns convidados surpresa que não deveriam estar lá

    "Não fiquei nem um pouco feliz com O Templo da Perdição. Era muito escuro, muito underground e muito assustador. Achei que superava Poltergeist na escuridão. Não há um pingo de meus sentimentos pessoais nele. O perigo de fazer uma sequência é que você nunca poderá satisfazer a todos”.

    Um dos principais motivos que levaram a esse cenário é que este Indiana Jones foi a primeira sequência da carreira de Spielberg, algo que o levou a tentar agradar a todos, esquecendo-se do que realmente queria oferecer como criador.

    “Se você dá às pessoas o mesmo filme com cenas diferentes, elas dizem: 'Por que você não foi mais original?' Mas se você der a eles o mesmo personagem em outra grande aventura, mas com um tom diferente, você corre o risco de decepcionar a outra metade do público que só queria uma cópia exata do primeiro filme com uma garota diferente e um vilão diferente. Então você ganha e perde nos dois sentidos”.

    Paramount Pictures

    É claro que, como ele explicou durante a produção do filme, a mudança não foi tão ruim assim:

    “O Templo da Perdição é meu filme menos favorito da [então] trilogia. Olho para trás e digo: 'Bem, a melhor coisa que tirei disso foi que conheci Kate Capshaw' era a razão pela qual eu deveria fazê-lo".

    E, já agora, George Lucas, como é habitual, não hesitou em contradizê-lo, afirmando que “adora o filme” e destacando que “é apenas um tom um pouco mais áspero e não tão divertido como o primeiro”.

    Indiana Jones e o Templo da Perdição
    Indiana Jones e o Templo da Perdição
    Data de lançamento 23 de maio de 1984 | 1h 58min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Harrison Ford, Kate Capshaw, Ke Huy Quan
    Usuários
    4,4
    Assista agora

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top