Minha conta
    O Senhor dos Anéis (2024): Lançamento, enredo, direção... Tudo o que você precisa saber sobre The War Of Rohirrim
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Você está aguardando ansiosamente o lançamento de The Lord Of The Rings: The War Of Rohirrim? Boas notícias, nós também estamos!

    Quando veremos a Terra Média novamente no cinema? Após a cultuada trilogia O Senhor dos Anéis no início dos anos 2000, Peter Jackson retornou a esse fantástico universo entre 2012 e 2014 com O Hobbit, que dividiu os fãs. Desde então, a franquia baseada nas obras de J.R.R. Tolkien não reapareceu na telona.

    Mas não vai demorar muito para voltarmos ao fascinante mundo do autor britânico! Isso porque um longa-metragem de animação intitulado The Lord of the Rings: War of the Rohirrim chega aos cinemas este ano, mais especificamente em 11 de dezembro de 2024.

    Quem está dirigindo o novo filme de O Senhor dos Anéis? Peter Jackson está envolvido?

    Warner Bros.

    Peter Jackson não está envolvido neste projeto. No entanto, sua colaboradora e roteirista Philippa Boyens é a consultora do filme, que é dirigido pelo animador Kenji Kamiyama. Seus créditos incluem as séries animadas Ultraman e Ghost In The Shell: Solid State Society.

    A produção do filme começou oficialmente apenas durante a pandemia, mas as origens do projeto remontam a vários anos. “Tínhamos conversado sobre a ideia de transpor as aventuras de Frodo para a animação, mas não parecia natural. De repente, surgiu a ideia de fazer o filme como um anime japonês, o que me agradou imediatamente”, lembra Boyens.

    Que história o filme contará?

    War of the Rohirrim se concentrará no poderoso rei de Rohan, Helm Hammerhand, e em uma batalha lendária que ajudou a moldar a Terra Média. A ação ocorrerá cerca de 250 anos antes da trilogia O Senhor dos Anéis. O enredo também desenvolverá a misteriosa narrativa em torno da fortaleza do Abismo de Helm.

    Essa prequela animada é inspirada nos Apêndices fornecidos por J.R.R. Tolkien no final de O Retorno do Rei (Apêndice A, Capítulo II: A Casa de Eorl). O filme apresentará uma personagem feminina, Hera, “nem uma princesa, em perigo nem uma guerreira”, a filha do Rei Helm, cuja mão em casamento é cobiçada por Wulf, ele próprio filho de Freca, o líder do clã dos homens selvagens.

    Quem dará voz ao filme?

    Brian Cox emprestará sua voz a Helm Hammerhand. Shaun Dooley interpretará Freca e Luke Pasqualino dublará Wulf. Quanto a Hera, ela terá a voz de Gaia Wise. Também foi confirmado que Miranda Otto (Éowyn na trilogia original) narrará a história.

    Philippa Boyens também é creditada como produtora executiva do projeto. Presente no Annecy Festival 2023, ela explicou que havia desistido de trabalhar no roteiro, acreditando ser “velha demais” para escrever essa prequela que combina o mundo do anime japonês com a mitologia de J.R.R. Tolkien.

    De mãe para filha

    Boyens passou a tocha para sua filha, Phoebe Gittins, que foi criada pela mãe no set de filmagens das duas trilogias de Peter Jackson. “Quando você cresceu em Rohan, é mais fácil escrever um filme sobre Rohan”, diz o produtor do filme, Jason DeMarco, com um toque de humor.

    “O apelo desse projeto era contar um filme que não seguisse a história do Anel ou de Sauron”, resume ele, que também deu a entender que alguns personagens conhecidos dos fãs da trilogia poderiam aparecer no filme.

    A equipe técnica de The Lord of the Rings: War of the Rohirrim também reuniu várias figuras lendárias dos filmes de Peter Jackson, incluindo os ilustradores John Howe e Alan Lee, além do especialista em efeitos especiais Richard Taylor.

    Colaboração frutífera com o Japão

    “Quando me contaram sobre o filme, expressei dúvidas sobre minha capacidade de trabalhar em um projeto como esse. E então não pensei que um projeto de animação inspirado em O Senhor dos Anéis realmente veria a luz do dia”, diz o diretor Kenji Kamiyama.

    Para explorar o universo de Tolkien usando os códigos de anime, foram empregadas várias técnicas de animação, desde CGI até a animação 2D mais tradicional, bem como o uso de técnicas de captura de movimento. Para garantir o realismo, os animadores do filme foram convidados a estudar cavalos e praticar equitação.

    “O medo nos olhos dos cavaleiros Rohirrim tinha que ser o mais realista possível”, ri o produtor Joseph Chou. A arte conceitual criada para a trilogia, mas nunca utilizada pelas equipes de Peter Jackson, também foi usada para essa prequela. Até o momento, a Warner Bros. ainda não divulgou nenhuma imagem do filme.

    No entanto, três trechos não finalizados foram exibidos como uma prévia exclusiva no festival Annecy 2023: a sequência de abertura, apresentando a personagem Hera; uma cena de diálogo na sala do trono do Rei Helm; e, finalmente, um pequeno teaser anunciando as principais cenas de ação do filme. O filme foi exibido por apenas alguns minutos, mas foi o suficiente para deixar o público empolgado.

    The Lord Of The Rings: The War Of Rohirrim
    The Lord Of The Rings: The War Of Rohirrim
    Criador(es): Kenji Kamiyama
    Com Brian Cox, Gaia Wise, Miranda Otto
    Data de lançamento 12 de dezembro de 2024

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top