Minha conta
    "Se você o amar, me agradeça. Se você odiar, não me culpe": Se odeia finais abertos, essa bizarra ficção científica de 2019 não é para você
    Maria Santos
    Maria Santos
    Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

    O filme que passou despercebido por muitas pessoas está disponível no streaming.

    Viveiro é o insólito filme estrelado por Jesse Eisenberg e Imogen Poots, dirigido e roteirizado pelo cineasta irlandês Lorcan Finnegan. Para os amantes de ficção científica que esperam uma complexa explicação para entender os segredos e origens das bizarras cenas que se seguem, é melhor parar por aqui mesmo.

    O thriller sci-fi, lançado no ano de 2019, retoma alguns títulos como A Cidade dos Amaldiçoados e Os Invasores de Corpos para recriar uma grande sátira sobre o sonho americano.

    Qual a história de Viveiro ?

    Na trama, o jardineiro Tom (Eisenberg) e a professora do jardim de infância Gemma (Poots) são um jovem casal que toma a decisão de morar juntos e finalmente ir atrás da casa própria, o que os leva a um estranho escritório de corretora de imóveis, aos cuidados de Martin (Jonathan Aris).

    É neste momento que lhes é vendida a mais perfeita moradia, um futuro bairro suburbano intitulado como Yonder, que entrará à venda. Mesmo relutantes, os dois visitam o local na companhia do corretor e encontram um labirinto de assustadoras e vazias casas uniformes.

    Já desconfiados das estranhas atitudes do corretor, os dois decidem deixar o local, mas são surpreendidos ao descobrir que estão presos, mostrando-se apenas a ponta do iceberg de um verdadeiro pesadelo.

    Instalando-se em uma das casas e tentando descobrir como sair do bairro, os dois recebem uma vaga resposta de como fugir: um bebê em uma caixa de papelão com a frase: "Crie a criança e seja libertado".

    Vertigo Releasing

    Enquanto Gemma veste uma "falsa maternidade" para poder escapar, Tom se nega a ter qualquer contato com a criança e procura sua própria saída. Aos poucos, a criança mostra comportamentos perturbadores, e a verdade sobre o local torna-se ainda mais difícil de se acreditar.

    A primeira cena do filme, onde apresenta uma metáfora sobre o parasitismo de ninho - um fenômeno natural no qual algumas aves colocam seus ovos no ninho de um estranho para enganar a outra ave a criar seus filhotes - já entrega muitos dos assuntos que serão tratados ao longo da trama.

    Mas certamente, o desespero que é visto nas personagens de Eisenberg e Poots ao serem forçados a viverem em uma rotina que claramente é seguida por muitas pessoas deixa tudo mais desconcertante. Tom e Gemma estão literalmente presos em uma estrutura heteronormativa do que um casal "deveria fazer" à medida que envelhecem.

    "Então estávamos também pensando, 'Do que os jovens têm medo hoje em um nível mais existencial?' Eles têm medo de grandes criaturas estranhas aladas ou têm medo de suas vidas se tornarem repetitivas e entediantes, e todas as suas esperanças e sonhos sendo sugados por fazer algumas escolhas erradas?" Explicou o diretor sobre o roteiro em entrevista ao site Collider.

    Desagradou muita gente, mas recebeu a atenção de Stephen King

    Apesar de receber 73% de aprovação entre os críticos no Rotten Tomatoes, um dos maiores agregadores de notas online, a sua popularidade entre os telespectadores não passa de 40%, provando a dualidade de sua história.

    A estranheza e o grande final em aberto podem ser um dos fatores que desagradaram muitas pessoas, visto que filmes de terror e de sci-fi buscam explorar as motivações do antagonista. Ainda para o site Collider, Finnegan explicou suas escolhas e demandas para fazer seu filme desta forma.

    O diretor deixa claro que o filme, no geral, é aberto à interpretação e que mesmo se as ideias dos cineastas não se alinharem com as do público, isso não significa necessariamente que qualquer uma das partes esteja incorreta.

    O melhor filme de todos os tempos, de acordo com Martin Scorsese, é uma joia da ficção científica!

    O bizarro filme chamou a atenção do rei do terror Stephen King, que deixou um comentário bem sucinto em sua conta no X sobre a divisão de opiniões de Vivarium - seu título em inglês.

    "VIVARIUM (Hulu) me impressionou. Rico e estranho. Se você o amar, me agradeça. Se você odiar, não me culpe."

    Você pode tirar suas próprias conclusões sobre o filme no catálogo da Prime Video.

    Viveiro
    Viveiro
    Criador(es): Lorcan Finnegan
    Com Jesse Eisenberg, Imogen Poots, Jonathan Aris
    Data de lançamento 30 de junho de 2022
    Assistir em streaming

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top