Minha conta
    O final de Homem de Ferro foi um desastre: Os roteiristas o alteraram contra o relógio por causa da greve, para que não se parecesse com Transformers
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Apesar do contratempo, eles conseguiram fazer com que o primeiro filme do MCU fosse bem-sucedido.

    No momento, a Marvel Studios está passando por um período delicado na percepção do público, com vários filmes que se revelaram uma decepção em termos de reação e bilheteria. Muitos atribuem esse problema à pressa, à mudança constante das coisas, sem parar para pensar. Mas a reação constante foi uma das chaves de seu sucesso.

    Certamente poderia ter dado muito errado logo em seu primeiro filme se tivesse seguido o plano inicial. O Homem de Ferro ia dar início ao Universo Cinematográfico Marvel, mas esteve perto de fazer uma bagunça desde o início. Seus criadores, incluindo o diretor Jon Frazreau, perceberam que o final planejado não estava funcionando.

    "O terceiro ato era basicamente dois robôs se socando", explicou um dos membros da equipe do filme para o livro MCU - The Reign of Marvel Studios, que detalha o processo de criação da franquia mais poderosa de Hollywood. A edição chegou a um ponto em que os personagens de Robert Downey Jr. e Jeff Bridges estavam em seus trajes de metal lutando, basicamente como em um filme dos Transformers. Eles tentaram cortar a filmagem, mas o problema continuava lá.

    A busca por uma solução

    Uma solução teve que ser planejada, mas havia um problema adicional. Na época, a greve dos roteiristas de 2007 estava para estourar e, se isso acontecesse, os roteiristas não poderiam trabalhar no filme, que tinha data de lançamento prevista para 2008. Arthur Marcum e Matt Holloway, os roteiristas originais, encontraram uma solução, recuperando um detalhe do início do filme em que Tony Stark estava testando o traje: "E se o Homem de Ferro estiver levando uma surra... mas lembre-se, Obadiah não construiu esse traje, ele o roubou e não conhece suas falhas".

    Marvel Studios

    A sequência foi inteligente o suficiente para convencer Kevin Feige, mas não estava disposto a minar a autoridade de Favreau como diretor. Ele estava hesitante, pois não queria que os custos fossem excedidos e a cena custaria mais 6 milhões para ser feita. Mas eles estavam com o tempo contado por causa da greve, então ele acabou entrando em contato com eles: "Pessoal, lembram-se daquela sequência que vocês propuseram? Precisamos que vocês a escrevam".

    Marcum e Holloway terminaram de colocá-la no papel à meia-noite de 4 de novembro, um dia antes da greve ser convocada. A equipe de efeitos especiais trabalhou para conseguir finalizar a cena a tempo, usando material criado anteriormente, já que não era possível contar com Jeff Bridges para refilmagens. Foi uma corrida contra o tempo, mas tudo se encaixou perfeitamente para fazer do Homem de Ferro um sucesso retumbante.

    Homem de Ferro
    Homem de Ferro
    Data de lançamento 30 de abril de 2008 | 2h 06min
    Criador(es): Jon Favreau
    Com Robert Downey Jr., Terrence Howard, Gwyneth Paltrow
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Disney +

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top