Minha conta
    Ferrari: Quem foi Alfonso de Portago? Personagem de Gabriel Leone mudou as regras do esporte na vida real
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Filme dirigido por Michael Mann sobre Enzo Ferrari, já está em cartaz nos cinemas brasileiros.

    Ferrari, de Michael Mann, acaba de chegar aos cinemas. O longa-metragem estrelado por nomes como Adam Driver, Penélope Cruz e o brasileiro Gabriel Leone, conta a história de vida do poderoso empresário italiano de carros esportivos Enzo Ferrari (Driver), e como a marca e sua família revolucionaram a indústria automotiva.

    Ferrari, de certa forma, ajudou a criar o conceito das corridas de Fórmula 1, em uma época em que a paixão e a romantização do esporte, falavam mais alto do que a segurança dos corredores - e até do público. Foi necessária uma tragédia, para, enfim, alguns limites serem traçados dentro da modalidade. E Alfonso de Portago, interpretado por Gabriel Leone, foi decisivo para tal.

    “Olhei para aquilo e lembrei da minha infância com meu pai”: Gabriel Leone teve momento inesquecível em set de Ferrari

    Quem foi Alfonso de Portago na vida real?

    Getty Images
    Alfonso de Portago

    ATENÇÃO: A PARTIR DAQUI, VOCÊ ENCONTRARÁ SPOILERS DE FERRARI

    Alfonso De Portago (Gabriel Leone) já era um motorista popular. Espanhol de família rica, ele, como muitos colegas de profissão, corria por paixão. E assim como o filme retrata, o corredor namorava a estrela de Hollywood Linda Christian (no filme, Sarah Gadon). A edição de 1957 foi a terceira tentativa de Portago na Mille Miglia - uma corrida ao longo das estradas abertas do interior italiano.

    Ele e seu navegador Edmund Nelson (vivido por Erik Haugen) já haviam tentado a prestigiosa corrida de resistência antes, mas nunca conseguiram terminá-la. Ou seja, nenhum deles conhecia todo o percurso. Mesmo assim, eles entraram na corrida sob muita expectativa.

    Neon
    Sarah Gadon, Adam Driver e Gabriel Leone.

    No entanto, na última parada, Portago recusou-se a trocar os pneus, apesar da insistência dos técnicos da Ferrari. Ele seguiu em frente, cruzando a cidade de Guidizzollo, até que um dos pneus estourou. Isso fez com que a Ferrari "decolasse", girando no ar.

    O filme, em suas cenas finais, retrata o acidente chocante de 1957, em uma representação bastante precisa. Tanto o motorista quanto o navegador e nove espectadores – incluindo cinco crianças – morreram. E o corpo de Alfonso De Portago teria sido encontrado próximo aos destroços, despedaçado. Este triste episódio mudou o esporte para sempre.

    Ferrari: Esta é a razão traumática pela qual Penélope Cruz odeia dirigir

    Na década de 1950, era considerado natural nas corridas, os pilotos arriscarem ​​suas vidas. O acidente de Portago, em 1957, marcou a última Mille Miglia. O governo italiano proibiu as corridas de resistência em estrada aberta. Quando as notícias do acidente começaram a aparecer, Enzo Ferrari foi naturalmente questionado pela imprensa. Todavia, a culpa não foi, diretamente, de Ferrari. E sim, uma falha generalizada de medidas de segurança para os pilotos e espectadores. A empresa foi então absolvida de todas as acusações.

    Esta proibição das corridas em estrada aberta foi um primeiro passo importante, assim como a obrigatoriedade de assentos adequados para espectadores. Infelizmente, o automobilismo ainda registrou outros acidentes fatais nas décadas seguintes, incluindo a perda da lenda brasileira Ayrton Senna, em 1994 - o que também ocasionou uma série de adaptações nos carros, para proteger ainda mais os pilotos.

    Ferrari já está em cartaz nos cinemas.

    Ferrari
    Ferrari
    Data de lançamento 22 de fevereiro de 2024 | 2h 10min
    Criador(es): Michael Mann
    Com Adam Driver, Penélope Cruz, Shailene Woodley
    Usuários
    3,9
    Adorocinema
    3,5

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top