Minha conta
    Ficção científica premiada no Oscar quase foi gravada no espaço sideral com ajuda da NASA: Esses foram os motivos que impediram
    Stephany Mariano
    Stephany Mariano
    Redatora apaixonada por entretenimento e cultura, tem a música como companhia para todos os momentos. No tempo livre adora maratonar doramas com Park Seo Joon e séries de comédia e suspense.

    Diretor mexicano, Alfonso Cuarón, explicou os detalhes durante entrevista ao Empire.

    Considerado por muitos como um dos melhores filmes de ficção científica sobre aventuras no espaço, Gravidade foi lançado em 2013 e além de agradar o público com seu visual deslumbrante e jogos de câmera que contribuem para intensificar a tensão, o longa também fez sucesso entre a crítica especializada.

    Dirigido, produzido e co-escrito pelo cineasta mexicano Alfonso Cuarón, o filme estrelado por Sandra Bullock - descrito por ela por como um dos principais desafios de sua carreira - e George Clooney, recebeu incríveis 10 indicações ao Oscar e levou 7 troféus para casa. Com este feito, tornou-se a obra mais premiada da 86ª edição da premiação concedida pela Academia.

    Com orçamento de 100 milhões de dólares, Cuarón entregou uma obra completa e impressionante mostrando os desafios que os dois astronautas, Dra. Ryan Stone (Bullock) e Matt Kowalski (Clooney) enfrentaram. No entanto, a ficção científica poderia ter sido ainda mais realista, pois quase foi gravado em pleno espaço sideral.

    Warner Bros. Pictures

    O diretor comentou sobre a ideia durante entrevista ao Empire e explicou que não funcionou por dois motivos. A primeira delas foi a falta de dinheiro, já que realizar as filmagens no espaço dependeria de uma quantia de fato astronômica. Até o momento, apenas dois filmes conseguiram realizar tal feito: a comédia russa Yolki 5 (2016), que esteve na Estação Espacial Internacional, assim como The Challenge (2023).

    Cuarón também comentou que em dado momento a NASA decidiu retirar seu envolvimento com o projeto: “No início, a NASA foi muito prestativa conosco. Fomos a Houston. Conversamos sobre a estação espacial, que seria um recurso importante do filme. Mas quando eles leram o roteiro e viram que haveria uma espécie de desastre no espaço, o que vai contra a política da NASA. Então eles não puderam mais nos apoiar.”

    O outro motivo envolve Sandra Bullock e foi o ponto final para deixar a ideia de lado e continuar a produção em terra firme. Bullock já havia sofrido dois acidentes de avião, então ter que ir até uma estação espacial seria muito complicado devido ao trauma. “Para ela, voar é um grande sacrifício. E para ela, a ideia de entrar em um foguete ou algo assim estava fora de questão, sabe?” argumentou o diretor.

    Nem Miss Simpatia, nem Gravidade: Maior bilheteria de Sandra Bullock é com personagem que quase ninguém se lembra

    De qualquer forma, Gravidade deixou sua marca no gênero e seus prêmios de Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição de Som, Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais são prova disso. Na trama, após sua nave ser destruída em um incidente, os dois viajantes acabam à deriva na escuridão do espaço, sem nenhum contato com a estação na Terra e precisam unir forças pra sobreviver.

    Com duração de uma hora e meia, Gravidade está disponível no Prime Video e HBO Max.

    Gravidade
    Gravidade
    Data de lançamento 11 de outubro de 2013 | 1h 30min
    Criador(es): Alfonso Cuarón
    Com Sandra Bullock, George Clooney, Ed Harris
    Imprensa
    4,3
    Usuários
    4,3
    Adorocinema
    5,0
    Assista agora em Max

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top