Minha conta
    "Não tenho vergonha de dizer isso": Steven Spielberg reconhece que Jurassic Park é a sequência secreta de um dos melhores filmes de terror da história
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Jurassic Park é um dos filmes mais importantes de Steven Spielberg e ainda hoje continua sendo a maior bilheteria de sua carreira.

    Steven Spielberg é um dos diretores mais queridos de Hollywood e por muitos anos teve um caso com o público. É verdade que seus últimos longas-metragens não tiveram um desempenho muito bom nos cinemas, mas ele continua sendo o cineasta de maior bilheteria de todos os tempos – embora possa perder esse título quando James Cameron lançar Avatar 3.

    De toda a sua filmografia como diretor, Jurassic Park - Parque dos Dinossauros continua sendo o que mais arrecadou e ele mesmo reconhece que seu principal objetivo com isso foi fazer a sequência de um dos melhores filmes de terror de todos os tempos que também é considerado por muitos como seu melhor longa-metragem.

    Muitos já perceberam que me refiro a Tubarão, o excepcional filme de terror lançado em 1975 e que é considerado o primeiro blockbuster de todos os tempos. O próprio Spielberg reconheceu ao The New Yorker poucos meses após a estreia de Jurassic Park.

    Não tenho nenhuma vergonha em dizer que com Jurassic [Park] eu estava apenas tentando fazer uma boa sequência de Tubarão. Em terra. É vergonhoso – posso lhe dizer isso agora"

    A verdade é que Steven Spielberg já teve a oportunidade de fazer uma sequência de Tubarão, mas quando a Universal lhe propôs, ele recusou categoricamente porque acreditava já ter feito "o filme definitivo de tubarões". Claro, anos depois ele acrescentou outro motivo pelo qual não queria fazer isso: "O oceano estava farto. Eu teria feito a sequência se não tivesse passado por momentos tão ruins no mar no primeiro filme".

    Tubarão
    Tubarão
    Data de lançamento 7 de julho de 1975 | 2h 04min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Roy Scheider, Robert Shaw, Richard Dreyfuss
    Usuários
    4,3
    Assista agora

    Portanto, faz sentido que ele tenha escolhido mudar de cenário e passar do oceano para a terra. Porém, a experiência de fazer Jurassic Park também não foi exatamente agradável para Spielberg. O motivo? Ter que trabalhar simultaneamente em A Lista de Schindler, já que foram lançados no mesmo ano, como o diretor lembrou ao Entertainment Weekly.

    Quando finalmente comecei a filmar [A Lista de Schindler] na Polônia, tive que ir para casa cerca de duas ou três vezes por semana e receber uma transmissão de satélite muito rudimentar ao norte da Califórnia… para poder aprovar as cenas do T-Rex. E isso gerou um enorme ressentimento e raiva por eu ter feito isso, por ter que realmente passar [do peso emocional de A Lista de Schindler] para dinossauros perseguindo jipes, e tudo que pude expressar foi o quão irritado isso me deixou naquele momento

    Steven Spielberg define essa experiência como "um fardo" no momento, mas reconhece que tudo mudou quando Jurassic Park chegou aos cinemas em 1993 e conquistou o público, se tornando o filme de maior bilheteria de todos os tempos. Ele só manteve essa honra por alguns anos, já que Titanic acabou destronando no início de 1998. Curiosamente, algo semelhante aconteceu com Tubarão antes, mas seu reinado foi mais curto devido ao sucesso avassalador de Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top