Minha conta
    Steven Spielberg quase entrou em colapso nas filmagens de seu filme mais difícil – mas teve ajuda de Robin Williams
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    No filme mais difícil de sua carreira, o diretor Steven Spielberg pôde contar com Robin Williams, que tinha seus métodos para animá-lo.

    Em 1993, Steven Spielberg lançou dois filmes que não poderiam ser mais diferentes entre si: O sucesso Jurassic Park - Parque dos Dinossauros e também o filme em preto e branco sobre o Holocausto, A Lista de Schindler.

    Embora o primeiro tenha entregue exatamente o que se esperava de Steven Spielberg na época, um mega-blockbuster escapista, A Lista de Schindler foi um passo enorme e nada fácil para a lenda da direção. Embora Spielberg já tivesse assumido outros materiais históricos com A Cor Púrpura e Império do Sol, fazer justiça ao maior crime da história da humanidade em um filme de Hollywood teria sido uma tarefa difícil para qualquer diretor – até mesmo o já consagrado Martin Scorsese evitou o projeto.

    "Se eu tivesse dirigido, não teria feito tanto sucesso": Martin Scorsese explica por que recusou um dos melhores filmes da história

    Não foi apenas o próprio Spielberg que não tinha certeza se conseguiria lidar com um material como A Lista de Schindler – outros também compartilharam suas dúvidas. Antes de o filme ser feito, havia rumores de que seu estilo era muito "blockbuster" para fazer um filme tão sério e pesado. Um colega proeminente , o diretor australiano Fred Schepisi chegou a aconselhá-lo a não dirigir. O que pode ter pesado muito mais foi o fato de os sobreviventes do Holocausto também considerarem o diretor uma má escolha.

    Embora arrasado, ele assumiu a difícil tarefa. Foi ele quem atrapalhou o estúdio quando este exigiu que A Lista de Schindler tivesse momentos mais catárticos de Hollywood.

    A Lista de Schindler
    A Lista de Schindler
    Data de lançamento 31 de dezembro de 1993 | 3h 15min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Liam Neeson, Ben Kingsley, Ralph Fiennes
    Imprensa
    3,9
    Usuários
    4,8
    Assista agora

    As filmagens não foram menos complicadas: Não só Spielberg, como filho de pais judeus, tinha familiares que perderam a vida em campos de concentração – e neste contexto, foi particularmente difícil para ele enfrentar as atrocidades inimagináveis ​​dos nazistas dia após dia de filmagem. Além disso, o diretor e a equipe de filmagem na Polônia foram surpreendidos por um inverno bastante inóspito, com temperaturas de 15 graus abaixo de zero, e os neonazistas deixaram slogans e suásticas antissemitas no set. Ben Kingsley, que interpreta Itzhak Stern no filme, até brigou no bar do hotel por causa disso.

    Robin Williams ligava para Steven Spielberg uma vez por semana

    Universal Pictures

    O que tudo isso tem a ver com Robin Williams? O ator, falecido em 2014, trabalhou com Spielberg em Hook - A Volta do Capitão Gancho e se tornou amigo íntimo do diretor desde então. Ao saber dos problemas de Spielberg, resolveu animá-lo à distância.

    "Robin sabia o que eu estava passando, e uma vez por semana ele me ligava na hora certa e fazia 15 minutos de comédia stand-up ao telefone", relembrou Spielberg no Festival de Cinema de Tribeca quando A Lista de Schindler completou 25 anos de lançamento (via USA Today). "E eu ria histericamente, porque tinha que liberar muita coisa". Spielberg também observou que Williams nunca se despedia dele oficialmente – mas simplesmente desligava quando Spielberg estava no auge da risada.

    Isso (e o consumo regular de episódios de Saturday Night Live) acabou ajudando Steven Spielberg a superar as cansativas filmagens – que acabaram produzindo uma obra-prima vencedora de sete Oscars que agora é considerada um dos filmes definitivos sobre o Holocausto, e um dos mais obras importantes do cinema americano em geral.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top