Minha conta
    No streaming: Este é considerado o "primeiro drama sério" de Steven Spielberg e diretor abriu mão do cachê
    Heloisa Vilela
    Heloisa Vilela
    -Redatora
    Heloisa gosta de ficção científica, sitcoms e de pipoca com bastante manteiga. Fã do Kubrick e de reality shows de compra e venda de casas.

    Nova versão do filme chega aos cinemas em breve.

    Hoje ele é um dos cineastas mais aclamados do nosso tempo, e ninguém questiona a sua merecida consideração como um dos mais prolíficos e importantes realizadores da história da indústria cinematográfica.

    Mas, tal como todos os seus colegas, houve um tempo em que Steven Spielberg era apenas um jovem talentoso, cheio de sonhos e ambições, dando os primeiros passos. O diretor norte-americano tem hoje 76 anos, três Oscar e uma longa lista de títulos que são pura história do cinema, e é também um dos mais conceituados produtores de Hollywood.

    No entanto, há quatro décadas, Steven Spielberg, que já emergia como um dos realizadores mais promissores do seu tempo, ainda tinha coisas a provar. Ele havia triunfado com seus primeiros filmes, mas, como mostra o fato de ter sido rejeitado em duas ocasiões em seu desejo de dirigir um filme da Saga 007, ainda era visto como muito ligado a um tipo específico de cinema e não como a melhor opção para projetos mais sérios. Algo que mudaria para sempre com A Cor Púrpura.

    Adaptado do romance vencedor do Pulitzer de Alice Walker, o filme de 1985 foi, como ele disse, o “primeiro drama sério” de Steven Spielberg e, portanto, um ponto de virada na sua carreira. Um filme com o qual mostrou que sabia fazer algo mais do que blockbusters e que foi objeto de muitos elogios.

    Warner Bros.

    Além disso, embora as suas 11 nomeações para o Oscar pudessem muito bem ter sido uma boa prova da sua fantástica recepção por parte da crítica, o fato de não ter ganho nenhuma estatueta fez com que entrasse para a história com um recorde bastante indesejado: ser o filme mais nomeado que ficou vazio na premiação.

    A Cor Púrpura: Qual é a história?

    O filme, assim como no romance de Alice Walker, conta a história de Celie (Whoopi Goldberg), uma mulher negra residente no Sul dos Estados Unidos no início do século XX que, após ser vítima de abuso sexual por parte de seu pai e tendo tido dois filhos em decorrência de estupro, é forçada a se casar com um fazendeiro (Danny Glover) que a trata como se ela fosse uma escrava.

    Para realizá-lo, Spielberg, que inicialmente relutou em aceitar a proposta por seu desconhecimento sobre o assunto e por acreditar que o filme deveria ser dirigido por um diretor negro, abriu mão de seu cachê. Naquela época ele já havia lançado alguns de seus blockbusters mais famosos dos anos 80, mas concordou em cobrar o mínimo para tirá-los do papel.

    Porém, em seu desejo de fazer o melhor trabalho, não conseguiu escapar das críticas sobre suas limitações e sua simplificação dos personagens negros, sendo acusado pela organização NAACP (Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor) de ter estereotipado" a imagem dos homens negros como abusadores".

    Além disso, outra grande crítica que recebeu na época foi por ter dispensado a relação amorosa entre duas mulheres que aparece no livro e que reduziu a um beijo no filme, algo que ele mesmo disse ter se arrependido muito no futuro.

    Porém, apesar de suas limitações, Steven Spielberg demonstrou que seu cinema poderia caminhar em diferentes direções, sendo A Lista de Schindler a melhor prova do que ele poderia fazer dentro do gênero dramático.

    A Cor Púrpura
    A Cor Púrpura
    Data de lançamento 28 de março de 1986 | 2h 34min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Danny Glover, Whoopi Goldberg, Rae Dawn Chong
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Max

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top