Minha conta
    “Eu era jovem e louco”: Após 30 anos, Robert Downey Jr. confessa alívio por perder Oscar em sua primeira indicação
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Por Oppenheimer, ator está na disputa pela estatueta de Melhor Ator Coadjuvante no Oscar 2024.

    A temporada de premiações tem confirmado as expectativas do público e da crítica, apesar de ter algumas surpresas no caminho. Dentro do primeiro grupo está Robert Downey Jr., com sua terceira indicação ao Oscar por Oppenheimer.

    Quase trinta anos após sua primeira nomeação pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o ator reflete sobre os acontecimentos de 1993, quando fez sua estreia em uma disputa pela estatueta após interpretar um dos maiores nomes da indústria, Charlie Chaplin.

    Carolco Pictures

    “Eu era jovem e louco”, disse ele sobre a indicação por Chaplin durante uma entrevista ao The View. “Isso teria me deixado com a impressão de que estava no caminho certo.” Na ocasião, Downey Jr. perdeu para Al Pacino, que venceu o prêmio de Melhor Ator por sua performance em Perfume de Mulher.

    Depois da indicação ao Oscar, o ator teve diversos conflitos pessoais e problemas com a lei, chegando a ser detido e ficando encarcerado várias vezes. Durante o final dos anos 1990 e início dos anos 2000, seu nome ganhou uma conotação negativa na indústria, majoritariamente relacionada às acusações de uso de drogas e um suposto perfil problemático.

    “Eles tiveram a coragem de dizer que eu deveria reiniciar minha carreira”: Robert Downey Jr. declara ao vencer prêmios por seu trabalho em Oppenheimer

    Durante os últimos anos, Robert descreveu o período em que ficou na prisão em 1999 como “a pior coisa que aconteceu comigo”. Em sua participação no podcast Armchair Expert, disse que o cárcere foi como "ser enviado para um planeta distante onde não há caminho de casa até que os planetas se alinhem”.

    Após sua introdução ao Universo Cinematográfico da Marvel como Homem de Ferro, em 2008, sua vida tomou um rumo inesperado e a carreira começou a ganhar novas projeções. O ator ficou mais de dez anos no papel, encerrando suas participações no estúdio - até o momento - em Vingadores: Ultimato.

    Robert Downey Jr. só foi obcecado por três personagens em toda a sua carreira: Dois são seus maiores sucessos e o outro um fracasso

    Antes do novo filme de Christopher Nolan, em 2009, o artista também foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Trovão Tropical, longa dirigido por Ben Stiller. Perdeu o prêmio para Heath Ledger, que conquistou o prêmio póstumo por Batman: O Cavaleiro das Trevas.

    Oppenheimer
    Oppenheimer
    Data de lançamento 20 de julho de 2023 | 3h 01min
    Criador(es): Christopher Nolan
    Com Cillian Murphy, Emily Blunt, Matt Damon
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora

    Com 13 indicações na 96ª edição da honraria, Oppenheimer segue na liderança de nomeações. Como a cerimônia acontece em pouco mais de um mês, no dia 10 de março, ainda há chances de assistir ao filme nas plataformas digitais ou nos cinemas, já que algumas cidades brasileiras devem reapresentar o filme em suas salas.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top