Minha conta
    Robert Downey Jr. só foi obcecado por três personagens em toda a sua carreira: Dois são seus maiores sucessos e o outro um fracasso
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    O ator reconheceu que há vários papéis aos quais ele se dedicou de corpo e alma.

    2023 foi um ano marcante para Robert Downey Jr. O ator encerrou seu tempo com a Marvel e, após uma década de sucesso, retornou em um novo papel ao lado de Christopher Nolan e seu Oppenheimer. O papel de Lewis Strauss lhe rendeu até agora um Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante e poderá fazer o mesmo no Oscar se for indicado na mesma categoria - algo que todos estão dando como certo e que descobriremos em 23 de janeiro.

    Esse foi um dos grandes sucessos de sua carreira e, precisamente, é um dos papéis pelos quais ele foi mais obcecado em sua vida. Em uma entrevista à W Magazine, Downey Jr. admitiu que isso aconteceu com ele poucas vezes. Felizmente, em todas as vezes, ele conseguiu ser escolhido pelo estúdio.

    Houve três ocasiões em minha carreira em que fiquei completamente obcecado com a possibilidade de interpretar um papel. A primeira vez foi Chaplin. A segunda vez foi Tony Stark, em Homem de Ferro... E a terceira vez - consegui a trinca, e você tem sorte se isso acontecer algumas vezes - foi com Lewis Strauss, em Oppenheimer

    O DESAFIO DE OPPENHEIMER

    Seu personagem em Oppenheimer é radicalmente diferente de Tony Stark, possivelmente seu trabalho mais conhecido e aquele em que o vemos há 10 anos. Houve quem olhasse com desconfiança para a escolha de Downey Jr., mas foi exatamente por isso que Nolan quis escalá-lo.

    Universal Pictures

    "Deixe-me colocar desta forma: eu não vi nada de Lewis Strauss em Robert Downey Jr.", admitiu o cineasta em uma entrevista à Vanity Fair. "Eu não o conhecia, mas já o tinha visto algumas vezes e, olhando para ele de fora, senti que ele estava em um lugar onde estaria pronto para entrar e tentar algo completamente diferente. E, como diretor, se você consegue convencer um dos maiores atores de sua geração a vir e se desafiar de uma forma completamente diferente, você sabe que terá algo especial".

    Sim, foi um desafio para Downey Jr. Ele mesmo admite que não foi fácil ficar parado o tempo todo. "Parte do desafio do papel de Strauss em Oppenheimer, para mim, foi esse tipo de contenção e quietude, algo que não é fácil para mim o tempo todo. Estou na meia-idade. Se, a essa altura, não consigo ficar quieto e simplesmente dizer a verdade, então estou fazendo algo errado há muito tempo", declara ele.

    Marvel Studios

    SUAS OUTRAS DUAS OBSESSÕES: UM ACERTO E UM ERRO

    O ator reconhece que suas outras duas obsessões eram Tony Stark - todos nós sabemos o que ele trouxe para sua carreira - e Chaplin. Ele conseguiu realizar sua primeira grande obsessão em 1992, quando o filme de mesmo nome foi lançado. O projeto também era o grande sonho de seu diretor, Richard Attenborough, que adquiriu os direitos da biografia de Chaplin em 1988 e pretendia fazer algo com eles, custasse o que custasse.

    Este é um dos filmes mais bem avaliados da filmografia de Downey Jr. Atualmente, tem o apoio do público com 81% no Rotten Tomatoes e 7,5 no Metacritic, mas foi um fracasso de bilheteria. O filme teve um orçamento de 31 milhões de dólares, mas só conseguiu arrecadar 12 milhões.

    Oppenheimer
    Oppenheimer
    Data de lançamento 20 de julho de 2023 | 3h 01min
    Criador(es): Christopher Nolan
    Com Cillian Murphy, Emily Blunt, Matt Damon
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top