Minha conta
    O final de O Mundo Depois de Nós explicado pelo próprio escritor: Por que o drama da Netflix é diferente da maioria dos filmes de desastre?
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Todos os detalhes sobre o final do filme que dominou a Netflix.

    O suspense escrito e dirigido por Sam Esmail (Mr. Robot), O Mundo Depois de Nós é na verdade a adaptação de um romance de Rumaan Alam, e obviamente existem certas diferenças entre o material original e o que podemos ver em sua adaptação.

    “Não acho que seja esse tipo de filme”

    O próprio Alam expandiu esta e outras questões sobre o final do filme da Netflix em entrevista à Variety, em que destacou que “essas mudanças são emocionalmente fiéis ao livro”, apontando que o final do longa era inevitável: "Uma das chaves é que o livro termina com um ponto de interrogação". É claro que o filme inclui algumas mudanças importantes, como o uso de Friends:

    “Terminar com aquele toque de humor torna [o filme] muito satisfatório e gratificante. É uma espécie de autorreflexão, porque ele [Sam Esmail] é um cineasta. Ele também trabalhou na televisão e está dizendo algo sobre o poder desse meio e sua influência neste personagem. Eu digo que é engraçado, mas não acho que seja uma piada.

    Não acho que seja uma piada para Rose. Não acho que seja uma piada para o público. É um lembrete de que a arte é uma espécie de bálsamo. A experiência cinematográfica de assistir a este filme é tão poderosa porque tive a oportunidade de ver o público responder ao final três vezes, e ninguém sabe realmente o que fazer disso. Você se pergunta se é engraçado? Isso dá medo? Realmente acabou? E eu adoro isso".

    Você reparou? Existe OUTRA ligação entre O Mundo Depois de Nós e Friends que cria um problema de lógica no filme

    Essa incerteza é algo que Alam realmente gosta. Na verdade, ele deixa bem claro que uma das melhores coisas do final é que ele não oferece um reencontro feliz de ambas as famílias. Não é que ele tenha algo contra filmes e livros que façam isso, mas ele deixa bem claro que isso não funcionaria no caso de O Mundo Depois de Nós:

    Netflix Studios

    “Isso não seria muito insatisfatório? É um filme que respeita você o suficiente como espectador para não lhe oferecer isso. Naquela cena final entre Julia e Myha'la, elas não se abraçam. Antes mesmo disso, quando estão naquele galpão e chegam a uma distensão, Ruth reconhece que há alguma verdade nas coisas que Amanda disse, que concordam em alguma coisa, mas não termina com um abraço.

    Não é esse tipo de história. Não tenho nenhum problema com um grande filme de desastre que salva seis ou oito protagonistas e os reúne após um desastre e permite que você diga: “Bem, tudo vai ficar bem”. Não acho que seja esse tipo de filme”.

    Quanto ao final que Esmail apresenta no filme, o próprio Alam reconhece que não há uma resposta definitiva sobre determinados aspectos, comentando o seguinte sobre o assunto:

    “No filme, eles iniciam o cronômetro, então há um tique-taque literal e ouvimos o alarme do cronômetro disparar. Esse é o último momento que estamos com Ruth e Amanda. E a última coisa que G.H. disse é que temos que ir para aquele bunker. Você, como espectador, pode dizer: “Oh, eles não vão conseguir”.

    Mas eu tenho essa visão de G.H. como alguém muito competente, e sinto que ele resolveu todos os problemas. Mas não sei o que vai acontecer com Archie. A verdade é que não sei. Isso é algo que ouvi Sam dizer muito, mas ele também não sabe. Mas isso é aberto o suficiente para se tornar algo de propriedade do seu público. Não estou retendo uma resposta definitiva porque não a possuo”.

    Netflix Studios

    Uma das mudanças mais notáveis do filme em relação ao livro é que o personagem interpretado por Mahershala Ali faz uma teoria bastante elaborada e credível sobre o que poderia estar acontecendo. Isso não é algo que acontece no romance, pois nem o próprio Alam tem muita consciência do que realmente está acontecendo:

    “Eu não sabia, mas Mahershala Ali é um ator tão bom que você acredita. Essa foi uma parte fundamental do processo de escrita para mim, mas também não sei. Meu primeiro editor deste livro me disse: “Entendo que é imperativo que você dance em torno do que realmente está acontecendo”.

    E então ele mencionou alienígenas, e eu pensei, "Alienígenas? Sério, para onde sua mente foi?" Mas também acho isso muito divertido, porque não consigo controlar o que as pessoas pensam e os leitores chegam a algo com seu próprio quadro de referência”.

    Netflix Studios

    Claro, Alam deixa bem claro que isso é algo baseado na experiência de vida de G.H. e que a teoria seria muito diferente se fosse feita por outros personagens com base em suas experiências. O escritor destaca que “de uma forma estranha, o que acontece entre essas pessoas torna-se uma analogia para o que está acontecendo enquanto você e eu conversamos”. No final, a chave é a incerteza:

    “É apenas incerteza. Você, como espectador, tem que preencher as lacunas sobre como é essa imprecisão, se é um ataque cibernético, se é um ato de guerra, se é um desastre ambiental, se é simplesmente um colapso da ordem cívica. O que é tão assustador é que você não sabe”.

    O Mundo Depois de Nós
    O Mundo Depois de Nós
    Data de lançamento 8 de dezembro de 2023 | 2h 18min
    Criador(es): Sam Esmail
    Com Julia Roberts, Mahershala Ali, Ethan Hawke
    Usuários
    2,6
    Assistir em streaming

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top