Minha conta
    Não foi por acaso: A obsessão por Friends em O Mundo Depois de Nós tem significado MUITO realista
    Maria Santos
    Maria Santos
    Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

    Estrelado por Julia Roberts, Ethan Hawke e Mahershala Ali o drama pós-apocalíptico está disponível na Netflix.

    SPOILERS: Atenção, o texto contém spoilers do final de O Mundo Depois de Nós

    Baseado no livro Leave The World Behind, do autor Rumaan Alam, e dirigido por Sam Esmail (Mr. Robot), o drama pós-apocalíptico O Mundo Depois de Nós tirou o sono de muitos usuários da Netflix, especialmente pelo final controverso.

    Apesar de apresentar propositalmente diversos elementos que trazem discussões sobre consumo, tecnologia e até mesmo sobre a forma como animais e seres humanos reagem a grandes catástrofes, outro personagem acabou roubando a cena: estamos falando de Rose (Farrah Mackenzie) e sua obsessão pela famosa série Friends.

    Em O Mundo Depois de Nós, duas famílias precisam sobreviver a uma ameaça invisível

    Netflix

    Quando o fim de semana da família Sandford em uma luxuosa mansão é arruinado por um apagão causado por um grande ataque cibernético, eles precisam lidar com a visita de dois desconhecidos: G.H. (Mahershala Ali) e Ruth (Myha'la), que alegam ser donos da propriedade.

    Para se protegerem da grande ameaça invisível que arrisca a vida de todos, as duas famílias juntam forças para sobreviver. Mas a filha mais jovem, Rose, parece não se importar muito com o colapso que está acontecendo. Ela só tem uma coisa em mente: assistir ao final de Friends.

    Rose abandona o caos do mundo real para encontrar conforto em Friends

    Apesar de seu comportamento diante de uma grande catástrofe ser lido como puro egoísmo ou beirando ao absurdo, a atitude da jovem é compatível com a realidade de muitas crianças que usam o artifício online para fugir da realidade.

    Assim, os próprios meios de comunicação representam uma fuga quase inocente do que realmente acontece ao redor - quem nunca deu play em um filme para pausar problemas na vida real?

    Em um momento, Ruth comenta a obsessão de Rose por Friends: "É quase uma nostalgia de uma época que nunca existiu". Então, enquanto os adultos tentam encontrar respostas e soluções, os mais jovens abandonaram completamente o mundo, como Rose obcecada por uma série de TV.

    A personagem deixa claro em um momento do filme a sua necessidade de finalmente descobrir o grande final de Ross e Rachel, quando é questionada por seu irmão. "Eles me fazem feliz. Eu realmente preciso disso agora, e você não precisa? Se houver um pouco de esperança neste mundo terrível, eu pelo menos quero saber como as coisas estão indo para eles. Eu me importo com eles".

    Netflix

    Em um mundo onde praticamente tudo é realizado através de uma tela, as fronteiras entre realidade e ficção estão se tornando cada vez mais difusas. Para Rose, nesse momento, Friends é tão real quanto o fim do mundo. O final feliz de Ross e Rachel é tão comovente quanto uma possível guerra civil.

    Sam Esmail comenta final com Friends

    O uso de Friends não foi uma escolha meramente aleatória, principalmente quando o filme finaliza com essa mesma personagem assistindo ao final de Friends - com um efeito cômico real - o final do filme é, na verdade, bastante sombrio.

    Em entrevista à Tudum, o diretor Sam Esmail explicou com suas palavras o encerramento da trama: "Para mim, era puro e simples escapismo. Nos momentos de crise, quando perdemos de vista nossa humanidade comum, quando nos sentimos isolados, queremos nos refugiar no conforto. E para Rose, eu pensava que a jornada dela não estaria completa até que ela assistisse ao último episódio de sua série favorita."

    O Mundo Depois de Nós: O novo suspense apocalíptico da Netflix vem conquistando o público, mas você se lembra dessas outras produções com o elenco do filme?

    Ele completa: "Acho que este filme é um aviso, não é para nos dar a resposta sobre o que fazer em seguida, mas para dizer: Por mais sombrio que possa ficar, por mais escuro que possa ser, ainda podemos nos esforçar para encontrar um pouco de esperança."

    Se há uma lição a ser aprendida dessa trama em torno de Rose e Friends: sempre deixe um estoque de DVDs no caso de o fim do mundo chegar.

    O Mundo Depois de Nós
    O Mundo Depois de Nós
    Data de lançamento 8 de dezembro de 2023 | 2h 18min
    Criador(es): Sam Esmail
    Com Julia Roberts, Mahershala Ali, Ethan Hawke
    Usuários
    2,6
    Assistir em streaming

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top