Minha conta
    Pureza na Tela Quente (15/01): Dira Paes entrega atuação arrebatadora em drama baseado em história real
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Produção foi indicada a três categorias do Grande Prêmio Brasileiro de 2023.

    O cinema nacional é tão prolífico quanto qualquer outro - e erra quem dizer que ele se resume a gênero x ou y. Com uma vasta gama de produções emblemáticas, das quais Cidade de Deus, O Auto da Compadecida e Madame Satã são notórios exemplos, os projetos contemporâneos também estão recheados de histórias potentes sobre este país continental.

    Nesta segunda-feira (15), a TV Globo deve apresentar uma dessas narrativas recentes do audiovisual brasileiro com Pureza, cinebiografia estrelada por Dira Paes. Baseado na história real de Pureza Lopes Loyola, a trama acompanha uma mãe solo que mora com seu filho, Abel (Matheus Abreu), em uma pobre região do Maranhão. Descontente com a vida que levam, o jovem resolve deixar o local para buscar emprego em um conhecido garimpo, com a promessa de dar uma vida melhor para a matriarca.

    Downtown Filmes
    "Pureza é sobre uma mulher brasileira que muita gente conhece igual", diz Dira Paes sobre novo filme baseado em fatos reais (Entrevista)

    Após meses sem notícias do filho, Pureza resolve sair em busca do rapaz. Durante a jornada, ela encontra uma fazenda que emprega um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais, a famosa escravidão moderna. Ainda à procura do filho, ela passa a trabalhar neste lugar, testemunhando o tratamento brutal sofrido pelos empregados, além do desmatamento ilegal de florestas. Lutando contra um sistema perverso e poderoso, esta batalhadora mulher enfrentará a tudo e todos que ficarem à sua frente, sempre com uma fé religiosa inabalável e a esperança de encontrar o filho.

    “Pureza é um filme sobre uma abolicionista, e sobre uma mulher brasileira que muita gente conhece uma igual: evangélica, muito religiosa; uma mãe; e uma mulher muito corajosa e determinada dentro dos seus propósitos. Sei que muitas Purezas existem por aí e são anônimas, vindo o filme exatamente para lançar luz sobre elas”, disse Dira Paes em entrevista ao AdoroCinema.

    Pureza: Conheça o novo filme brasileiro baseado em impressionantes fatos reais

    Para a produção do longa, a atriz teve contato com a protagonista real desta história, a Dona Pureza. As duas se conheceram em meio às filmagens do longa e tiveram um momento muito especial juntas. “Quando fui conhecer a Pureza em Bacabal, onde ela mora, no estado do Maranhão, teve um encontro lindo que, ao longo do dia, os vizinhos descobriram que eu estava lá, começando a ir para casa dela para me ver. Foi aí que ela falou: ‘Você é famosa?’. Eu consegui ter um contato com essa Pureza que estava me tratando como uma pessoa normal”, contou a atriz ao veículo.

    Pureza
    Pureza
    Data de lançamento 19 de maio de 2022 | 1h 41min
    Criador(es): Renato Barbieri
    Com Dira Paes, Flavio Bauraqui, Matheus Abreu
    Usuários
    4,1
    Assista agora

    Indicado ao Grande Prêmio Brasileiro 2023, o longa de Renato Barbieri será exibido nesta segunda-feira (15) após o Big Brother Brasil 24, às 23h35.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top