Minha conta
    Uma aventura espacial que estabeleceu novos padrões: Sem uma dica decisiva de Steven Spielberg, ela NUNCA teria sido tão boa quanto foi
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Diretor e elenco estelar nos levam em uma viagem à Lua que termina em desastre.

    "Houston, temos um problema". Mesmo aqueles que não assistiram Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo provavelmente reconhecerão essa frase. A aventura estrelada por Tom Hanks conta a história de um verdadeiro desastre espacial que quase parece um documentário e foi indicado a nove Oscars.

    Sobre o que é o drama Apollo 13?

    Houston, 1970: A missão para a lua já está em uma condição desfavorável quando Jim Lovell (Tom Hanks) e sua equipe, composta por Fred Haise (Bill Paxton) e Ken Mattingly (Gary Sinise), são inesperadamente convidados a assumir o voo do foguete. Pouco antes da partida, Mattingly adoece e é substituído pelo inexperiente Jack Swigert (Kevin Bacon).

    No início, tudo parece estar indo bem, mas no terceiro dia Lovell faz a famosa chamada de rádio: "Houston, temos um problema". A partir daí, começa a luta da tripulação pela sobrevivência.

    A história real do voo da Apollo 13 é baseada nas memórias de Jim Lovell, que ele escreveu junto com Jeffrey Kluger no livro Lost Moon. O diretor Ron Howard filmou a história de forma extremamente realista e dedicou seu tempo para contar a pré-história e o treinamento com precisão antes da catástrofe no espaço, que colocou a vida deles em risco.

    Universal Pictures

    Steven Spielberg deu dica decisiva para a filmagem

    Steven Spielberg já havia provado, no início dos anos 90, que podia dar vida aos dinossauros usando modelos de robôs e efeitos de computador que também pareciam enganosamente reais. Mas quando Ron Howard quis usar truques de filmagem para representar artificialmente a ausência de peso, Spielberg, entre todas as pessoas, o desaconselhou. Ele praticamente pediu a seu colega que filmasse na ausência de peso real.

    Howard revelou isso na revista do Directors Guild of America. É claro que a equipe de filmagem não poderia simplesmente voar para o espaço, mas ele encontrou uma possibilidade durante um brainstorming com Steven Spielberg.

    A aeronave KC-135 sobe e desce como uma montanha-russa, criando 23 segundos de ausência de peso. Depois que os atores e a equipe passaram por testes e treinamentos extensivos, a NASA autorizou a filmagem.

    Quatro horas completas de filmagem foram gravadas na máquina, o que provavelmente não foi a experiência mais agradável para os envolvidos. O apelido carinhoso de "cometa de vômito", que eles deram ao processo, provavelmente diz tudo. Mas a filmagem difícil valeu a pena, pois o resultado é um filme realista que estabeleceu padrões para as aventuras espaciais posteriores.

    Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo está disponível para streaming no Telecine.

    Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo
    Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo
    Data de lançamento 14 de setembro de 1995 | 2h 20min
    Criador(es): Ron Howard
    Com Tom Hanks, Bill Paxton, Gary Sinise
    Usuários
    4,1
    Assista agora

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top