Minha conta
    Divertido, empolgante e emocionante: Esse blockbuster de aventura é obrigatório para os fãs de Piratas do Caribe
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Duelos de espadas e um herói espirituoso: A Máscara do Zorro é uma aventura de ação bem-humorada e um verdadeiro clássico dos anos 1990.

    Ação cativante e muita aventura à moda antiga, combinada com um toque moderno: quase ninguém acreditava em Piratas do Caribe antes de seu lançamento nos cinemas em 2003. No entanto, os principais roteiristas por trás deste filme com Johnny Depp já tinham feito as bilheterias vibrarem com esses ingredientes cinco anos antes.

    Com A Máscara do Zorro, Ted Elliott e Terry Rossio deram nova vida ao gênero de capa e espada sem negar suas qualidades atemporais. Somado a isso estava a produção ardente do diretor de 07 contra GoldenEye, Martin Campbell, e a brilhante atuação de Antonio Banderas como o herói mascarado.

    A Máscara do Zorro
    A Máscara do Zorro
    Data de lançamento 9 de outubro de 1998 | 2h 16min
    Criador(es): Martin Campbell
    Com Anthony Hopkins, Antonio Banderas, Catherine Zeta-Jones
    Usuários
    4,0

    A Máscara do Zorro: Uma aventura que precedeu Rocky e Star Wars

    Don Diego De La Vega (Anthony Hopkins) lutou durante anos como Zorro pelas necessidades das pessoas comuns. Mas então ele cai em uma armadilha e é preso. Para piorar a situação, o governador corrupto Don Rafael Montero (Stuart Wilson) sequestra a filha recém-nascida de Don Diego, Elena, e a cria como se fosse sua própria filha. 20 anos depois, ele consegue escapar e conhece Alejandro Murrieta (Antonio Banderas).

    Ele ainda tem contas a acertar com Montero e seu capanga, o capitão Harrison Love (Matt Letscher). Don Diego treina Alejandro e o torna seu sucessor, esperando que ele coloque Montero em seu lugar. E talvez a dupla heroica consiga esclarecer gentilmente a adulta Elena (Catherine Zeta-Jones) sobre suas origens.

    Columbia Pictures

    De certa forma, A Máscara do Zorro antecipou a tendência de novas sequências que a trilogia Star Wars e a série spin-off de Rocky, Creed: Nascido para Lutar, popularizaram anos depois, e que Pânico 5 continuou de forma incisiva: para entusiasmar uma nova geração com um mundo cinematográfico conhecido e, ao mesmo tempo, atrair os fãs existentes, é feita uma passagem de bastão que equilibra nostalgia e modernidade.

    Elliot e Rossio e o autor John Eskow utilizaram esses mecanismos narrativos em 1998: Hopkins interpreta Don Diego, o Zorro original, e Alejandro Murrieta, de Banderas, é restabelecido e preenche a identidade escondida por trás da máscara, do chapéu e do casaco com seu próprio talento espirituoso.

    Luta pela justiça com paixão e humor

    Na ausência de um filme anterior do Zorro com Hopkins, ele é estabelecido em um prelúdio extenso, que é um pouco lento em sua realização. Mas assim que Hopkins e Banderas se encontram, o filme ganha vida: Hopkins alterna de forma divertida entre o mentor brincalhão e o “estadista mais velho da resistência”.

    Banderas se transforma de um zé-ninguém bêbado em um herói irônico e cheio de paixão no decorrer de uma montagem de treinamento rápida e espirituosa. E a relação entre os astros é muito divertida.

    Columbia Pictures

    Uma vez no modo herói, Banderas é incrivelmente charmoso, com uma pitada de arrogância e uma bravata sedutora. O compositor de Titanic, James Horner, acompanha tudo isso com uma trilha sonora de aventura cheia de impulso, romance e elementos ardentes de flamenco.

    E as cenas de ação coreografadas de forma empolgante, projetadas pelo treinador de combate de O Senhor dos Anéis, Bob Anderson, refletem consistentemente a personalidade dos respectivos personagens em vez de simplesmente deslumbrar com o espetáculo. Anos depois, Anderson chamou Banderas de o astro mais talentoso que ele já havia ensinado a manejar uma espada. A química com Catherine Zeta-Jones completa de forma memorável esse pacote de entretenimento.

    A Máscara do Zorro pode ser alugado no Prime Video, no Google Play e na Apple TV+.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top