Minha conta
    Em que ano se passa Interestelar, de Christopher Nolan? Entenda a linha do tempo de um dos maiores filmes de ficção científica das últimas décadas
    Maria Santos
    Maria Santos
    Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

    Lançado em 2014, o filme surpreendeu a todos com a fidelidade às teorias do espaço e do tempo.

    Christopher Nolan é um diretor que nunca deixou a desejar com seus projetos: seu mais recente sucesso, Oppenheimer, é a prova concreta disso. No entanto, a ficção científica Interestelar, lançada no ano de 2014, é certamente uma das produções mais populares e queridas pelos fãs do gênero.

    Com uma história surpreendente, o diretor fez questão de realizar um dos filmes mais fiéis sobre o espaço, contando até mesmo com a ajuda do ganhador do Prêmio Nobel, o astrofísico Dr. Kip Thorne. Apesar de apresentar uma complexidade de teorias e criações de outros universos, a linha do tempo do filme é um ponto que trouxe dúvidas para uma boa parcela da audiência, e compreender as datas do filme é um ponto-chave para não se perder em meio a tantas informações.

    A linha do tempo se estende por décadas na narrativa do filme

    Warner Bros.

    No filme, acompanhamos a missão de um grupo de astronautas liderado por um Cooper de 35 anos (Matthew McConaughey), em uma tentativa de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie, já que a Terra se encontra em colapso após a humanidade consumir boa parte de suas reservas naturais.

    A história se inicia no ano de 2067, momento em que a Terra já se encontra com a raça humana em declínio. Ou seja, o momento presente do filme ocorre 48 anos depois da informação sobre o futuro do planeta - a descoberta sobre o buraco de minhoca aconteceu no ano de 2019 pela Dra. Miller e um grupo da NASA.

    Por causa da expansão do tempo durante a viagem espacial, a missão de Cooper e sua equipe acaba levando algumas décadas terrestres, diferenciando o tempo das pessoas que ficaram na Terra do tempo da equipe.

    Christopher Nolan rebate críticas a Interestelar: "Eu estou consciente dos furos nos meus filmes"

    O primeiro planeta visitado em Interestelar é um mundo aquático descoberto pela falecida Dra. Miller, no sistema Gargantua. Com características únicas, ele possui uma gravidade implacável, com ondas de 4.000 pés de altura e, principalmente, uma hora no planeta equivale a sete anos na Terra.

    Enquanto Cooper e sua equipe exploram o planeta por apenas algumas horas, 23 anos são percorridos na Terra. No entanto, a viagem até o planeta desconhecido leva cerca de dois anos, sendo o ano de 2092 quando conseguem sair oficialmente da órbita do planeta aquático.

    A caracterização dos personagens também dita a linha do tempo

    Warner Bros.

    É possível compreender esse salto no tempo através do crescimento da filha de Cooper, Murph (Mackenzie Foy), que no início do filme aparenta ter 10 anos. Quando o astronauta finalmente consegue um novo contato com a filha, ela se encontra mais velha, na casa dos seus 30 anos (Jessica Chastain).

    Ao final do filme, Cooper é finalmente resgatado após ser lançado na órbita de Saturno e encaminhado para a mais nova casa da humanidade. É neste momento que encontra sua filha já idosa com cerca de 99 anos (Ellen Burstyn), o que faz Cooper apresentar uma idade real entre 124 anos, apesar de sua aparência. Isso coloca o final por volta do ano de 2156, levando em consideração o tempo em que Cooper levou para voltar à órbita já conhecida.

    Christopher Nolan foi além de suas referências para construir Interestelar

    Além da linha do tempo da trama, Christopher Nolan acabou trabalhando com uma linha do tempo criativa bem ousada. Sendo o lançamento do filme em 2014, Interestelar começa há cerca de 50 anos em seu próprio futuro relativo, bem diferente dos clássicos aos quais se apoiou, como 2001: Uma Odisseia no Espaço e Blade Runner.

    O filme se passa um pouco mais no futuro do que a média dos filmes de ficção científica ousa explorar. Tanto 2001: Uma Odisseia no Espaço, quanto Blade Runner, uma das maiores fontes de inspiração de Interestelar, trabalham com uma linha do tempo que ocorre um pouco mais de 30 anos no futuro.

    Interestelar
    Interestelar
    Data de lançamento 6 de novembro de 2014 | 2h 49min
    Criador(es): Christopher Nolan
    Com Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Michael Caine
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Max

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top