Minha conta
    Como Christopher Nolan recriou a bomba atômica em Oppenheimer?
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Novo filme de Christopher Nolan, Oppenheimer é estrelado por Cillian Murphy, astro de Peaky Blinders que interpreta o "pai da bomba atômica".

    Oppenheimer é o novo filme de Christopher Nolan, que conta a história do "pai da bomba atômica" interpretado por Cillian Murphy. J. Robert Oppenheimer foi o cientista líder do Projeto Manhattan – responsável pela criação da bomba atômica. O mais interessante é que Nolan usou efeitos práticos para recriar a bomba nuclear sem CGI.

    Em uma reportagem do Entertainment Weekly, o próprio Christopher Nolan explicou o processo para recriar a bomba atômica em Oppenheimer. "Sempre soubemos que o teste Trinity teria que ser um empecilho. É o ponto de apoio de toda a história", comentou o cineasta sobre o primeiro teste de arma nuclear da história, que é reproduzido no filme.

    Como Christopher Nolan recriou a bomba atômica em Oppenheimer?

    Universal Pictures

    Nolan não queria usar computação gráfica, pois achou que isso não seria capaz de recriar adequadamente o teste Trinity. "Quando terminei o roteiro, uma das primeiras pessoas a quem mostrei o roteiro foi meu supervisor de efeitos visuais", disse sobre Andrew Jackson, vencedor do Oscar por Tenet (2020). "Eu queria tirar o CGI da mesa e ver se ele poderia criar metodologias do mundo real para produzir o efeito da primeira explosão atômica".

    Mesmo com Nolan dizendo que não era necessário, a desenhista de produção Ruth De Jong e o supervisor de efeitos especiais Scott Fisher construíram uma bomba física – um "gadget", como é chamado. "[Eles] construíram a coisa toda com detalhes exatos, para que ficássemos livres para filmar todo o processo", explica o diretor de Oppenheimer.

    Como Christopher Nolan explicou à Empire, a equipe de produção usou técnicas "muito experimentais" e variando de grandes a minúsculas para filmar a explosão. "Alguns em escala gigante usando explosivos e sinalizadores de magnésio e grandes explosões de pólvora negra de gasolina, o que quer que seja. E alguns absolutamente minúsculos, usando interações de diferentes partículas, diferentes óleos, diferentes líquidos".

    "Ruth De Yong [construiu] os bunkers como eles teriam sido para que pudéssemos filmar no meio da noite, no deserto, nos lugares reais, e levar [os atores] lá para realmente experimentar alguma medida do que essa tensão teria sido assim as semanas se acumulando [para] aquela noite maluca se acumulando", diz ele. "Tivemos muita sorte, o clima fez tudo o que precisávamos. Na hora! Foi realmente maravilhoso. Dizem que tenho sorte com o clima. Acho que fazemos nossa própria sorte, porque sempre filmamos , não importa o tempo, não paramos, não esperamos", completou Nolan ao EW.

    Oppenheimer
    Oppenheimer
    Data de lançamento 20 de julho de 2023 | 3h 01min
    Criador(es): Christopher Nolan
    Com Cillian Murphy, Emily Blunt, Matt Damon
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora

    Oppenheimer é ambientado na Segunda Guerra Mundial e acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan - que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas. A trama acompanha o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top