Minha conta
    Christopher Nolan rebate críticas a Interestelar: "Eu estou consciente dos furos nos meus filmes"

    O diretor defende a veracidade da ficção científica estrelada por Matthew McConaughey.

    Christopher Nolan é um desses diretores profundamente preocupados com a base científica de suas histórias. Nesse sentido, ele é mais próximo de James Cameron do que de Michael Bay: Nolan faz intensas pesquisas e consultas a especialistas antes de começar a filmar os seus roteiros. Por isso, é uma surpresa que Interestelar tenha despertado tantas críticas a respeito de seu teor científico.

    A história apresenta um engenheiro (Matthew McConaughey) que decide buscar novas formas de vida no espaço, atravessando os "buracos de minhoca" onde o tempo passa de maneira muito diferente da Terra. Tudo é longamente explicado na trama (algo que até incomodou alguns críticos), mas cientistas têm apontado falhas. Ao jornal The Daily Beast, o diretor respondeu:

    "Para ser sincero, eu não li sobre nenhuma das falhas que as pessoas estão tentando apontar, então não posso responder sobre a validade delas. Meus filmes são sempre construídos com um padrão muito alto no que diz respeito a essas questões, o que não acontece nos filmes de mais ninguém - e eu estou satisfeito com isso. As pessoas estão sempre acusando os meus filmes de terem furos no roteiro, e eu estou muito consciente dos furos nos meus filmes e das pessoas que falam sobre eles, mas meus filmes geralmente não têm furos. Mas quais foram os problemas científicos que as pessoas apontaram? Isso é responsabilidade do Kip [Thorne, produtor executivo]."

    O jornalista Marlow Stern respondeu: "Uma das reclamações a Interestelar diz respeito à dilatação do planeta em que eles pousam, onde uma hora é equivalente a sete anos. Para ter esta dilatação, você precisaria estar literalmente passando pela superfície de um buraco negro".

    Nolan rebateu na hora: "Como uma bola de basquete em um aro, o que é uma frase usada no filme! Isto está perfeitamente correto, então não existe falha nenhuma aí. Estas questões estão bem explicadas, e Kip tem um livro sobre a ciência do cinema, sobre o que é real e o que é especulação - porque a maioria das coisas, obviamente, é especulação. Tenho visto muitos tuítes previsíveis de pessoas que só viram o filme uma vez, mas para realmente compreender a ciência do filme, você precisa refletir sobre o filme um pouco, e provavelmente também ler o livro do Kip. Eu sei onde forçamos a barra na maneira que os filmes precisam fazer, e eu alertei o Kip sobre essas coisas".

    Convencidos? 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top