Minha conta
    É uma das melhores comédias românticas de todos os tempos, mas seu diretor reconhece que ela é problemática hoje em dia
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Simplesmente Amor comemora seu 20º aniversário. Considerada um clássico cult, essa comédia romântica atualmente é vista como problemática por Richard Curtis.

    Lançado nos cinemas em 3 de dezembro de 2003, o filme Simplesmente Amor comemora seu 20º aniversário este ano. Com um orçamento de 40 milhões de dólares, o longa-metragem, que acompanha as histórias de amor e desilusões de oito casais, arrecadou quase 245 milhões nas bilheterias internacionais e agora adquiriu status de cult.

    Essa é a estreia na direção do cineasta neozelandês-britânico Richard Curtis, mais conhecido por seus roteiros de Quatro Casamentos e Um Funeral, Um Lugar Chamado Notting Hill e O Diário de Bridget Jones. No elenco temos Hugh Grant, Emma Thompson, Colin Firth, Andrew Lincoln, Keira Knightley, entre outras estrelas.

    Simplesmente Amor
    Simplesmente Amor
    Data de lançamento 5 de dezembro de 2003 | 2h 10min
    Criador(es): Richard Curtis
    Com Bill Nighy, Hugh Grant, Liam Neeson
    Usuários
    4,0
    Assista agora

    O filme é imperdível para a temporada de festas de fim de ano. Várias de suas cenas se tornaram parte da cultura pop, e sua trilha sonora apresenta sucessos de Justin Timberlake, Joni Mitchell, Dido, Maroon 5, Sugababes, Otis Redding e Norah Jones, sem mencionar um cover do hit natalino de Mariah Carey, "All I Want For Christmas Is You", feito pela jovem Olivia Olson.

    Quando você pensa em Simplesmente Amor, é impossível não pensar imediatamente na cena em que Mark (Andrew Lincoln) declara seu amor a Juliet (Keira Knightley), a esposa de seu melhor amigo (Chiwetel Ejiofor). No entanto, essa cena quase não viu a luz do dia, e até mesmo seu diretor a considera problemática hoje em dia.

    Andrew Lincoln era contra a cena do cartaz

    Para essa famosa cena, Richard Curtis se inspirou em uma declaração de amor que ele mesmo havia feito anos antes e no videoclipe de Bob Dylan, Subterranean Homesick Blues (1965), no qual o cantor rola cartazes ao ritmo da letra. Mas durante as filmagens de Simplesmente Amor, a cena foi objeto de muita discussão.

    Andrew Lincoln achava que essa cena o fazia parecer um cara doentio. O ator explicou à Entertainment Weekly em 2017: “A cena foi fácil de interpretar, bastava exibir cartazes que eu mesmo havia escrito e fingir estar apaixonado por Keira Knightley, o que não é muito difícil. Mas continuei dizendo a Richard que me sentia assustador.”

    Peter Mountain

    Mesmo assim, o diretor conseguiu convencer o jovem ator e o resultado é uma das declarações de amor mais memoráveis do cinema. Anos mais tarde, ele admitiu que Andrew Lincoln estava certo: “Hoje estou ciente de que o papel de Mark seria visto como um perseguidor. Mas, felizmente, graças à sua atuação sincera e franca, nós o consideramos mais comovente do que desagradável”.

    O site britânico The Independent revela que, em setembro deste ano, um dos roteiros de Simplesmente Amor foi leiloado em uma venda beneficente para ajudar o Good Chance Theatre, no leste de Londres, que apoia artistas refugiados. O documento contém anotações de Richard Curtis sobre a sequência do cartaz.

    Lá dizia: “Imaginei quatro coisas que Mark poderia fazer em seu grande momento. A equipe do escritório escolheu sua favorita e eu escolhi esta. Eu me pergunto se vamos nos arrepender dessa escolha”. Portanto, o diretor já tinha suas dúvidas sobre a cena antes de filmá-la.

    O intérprete de Rick em The Walking Dead, por sua vez, agora faz uma análise divertida de seu personagem, dizendo à EW:

    Em um dos filmes mais românticos já feitos, eu interpreto o único cara que não consegue conquistar a garota que ama. O filme mostra diferentes formas de amar. Para mim, é um amor não correspondido e, por isso, me vejo como o velho assediador de rua.

    Um filme gordofóbico?

    Mas essa cena não é a única que representa um problema atualmente. Em outubro, durante o Festival de Literatura de Cheltenham, Richard Curtis falou sobre os comentários gordofóbicos em Simplesmente Amor.

    No filme, a personagem Natalie (Martine McCutcheon), a secretária de David, o primeiro-ministro interpretado por Hugh Grant, é frequentemente ridicularizada por seu peso. Enquanto um de seus colegas diz que ela tem “coxas enormes”, David diz a ela: “Meu Deus, você pesa muito” quando ela pula em seus braços.

    Peter Mountain

    O site Today relata as palavras do cineasta sobre essa questão da seguinte forma: “Há cinco anos, minha filha Scarlett me disse: ‘Você nunca mais poderá usar a palavra gorda’. No começo, fiquei chocado, mas ela estava certa. Essas piadas não são mais engraçadas. Eu não fui malicioso na época, mas acho que não estava atento o suficiente e não fui tão inteligente quanto deveria ter sido.”

    Há coisas que mudaríamos, mas, graças a Deus, a sociedade evolui, então meu filme, em algum momento, estará desatualizado.

    Ainda assim, Simplesmente Amor continua sendo uma comédia cult graças ao seu humor, sua trilha sonora e e seus personagens, cada um tão cativante quanto o outro. O filme está disponível no catálogo do Prime Video e do Telecine.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top