Minha conta
    O Universo Cinematográfico Marvel não seria o mesmo sem este filme cult com Charlie Sheen
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Um dia preguiçoso se transforma em uma aventura divertida e peculiar que celebra a juventude. Um sucesso cult dos anos 1980.

    A Marvel Studios tem o hábito de refinar os créditos finais de seus filmes, pois geralmente há uma cena bônus durante ou depois deles que prende a atenção do público. Entretanto, essa tradição não existiria sem o clássico Curtindo a Vida Adoidado. Graças ao seu charme único, essa comédia adolescente é um daqueles filmes que não envelhecem mesmo após a enésima exibição.

    Curtindo a Vida Adoidado impressionou Kevin Feige

    Em Curtindo a Vida Adoidado, tudo gira em torno de Ferris Bueller (Matthew Broderick). No último semestre do curso do colégio, ele sente um incontrolável desejo de matar a aula e planeja um grande programa na cidade com sua namorada (Mia Sara), seu melhor amigo (Alan Ruck) e uma Ferrari.

    Só que para poder realizar esse desejo, ele precisa escapar do diretor do colégio (Jeffrey Jones) e de sua irmã (Jennifer Grey), que ameaçam estragar a diversão do trio.

    Curtindo a Vida Adoidado
    Curtindo a Vida Adoidado
    Data de lançamento 19 de dezembro de 1986 | 1h 42min
    Criador(es): John Hughes
    Com Matthew Broderick, Alan Ruck, Mia Sara
    Usuários
    4,5
    Assista agora

    O clássico de comédia do diretor/autor John Hughes sobre como aproveitar o dia e a liberdade da juventude faturou nas bilheterias 14 vezes o valor de seu orçamento, que era de cinco milhões de dólares. Lançado em 1986, o título se tornou um filme cult ao longo dos anos, além de ser fervorosamente reverenciado.

    O produtor da Marvel Studios, Kevin Feige, foi um dos primeiros fãs de Curtindo a Vida Adoidado, e esse fato moldou a forma como os filmes do Universo Cinematográfico Marvel são feitos. Feige revelou à Entertainment Weekly que, quando era adolescente, ficou imensamente impressionado com a maneira como o filme se recusa a terminar com os créditos.

    “Foi a melhor coisa do mundo. Eu achava hilário. Foi como uma pequena recompensa por assistir aos créditos”, ele resume sua reação.

    Droits réservés

    Embora Curtindo a Vida Adoidado possa não ser a primeira cena de créditos de bônus da história do cinema, seu efeito sobre Feige faz dela talvez a mais influente. Por causa dela, o produtor decidiu fazer algumas também. E ele está muito orgulhoso de como o grande número de cenas bônus no MCU mudou o comportamento do público do cinema.

    “Às vezes, havia apenas três pessoas no cinema esperando pelo extra”, ele relembra à Entertainment Weekly sobre os primeiros dias. “Mas agora... Isso varia, mas talvez três quartos das pessoas fiquem. E quando algumas saem, elas ouvem ‘Aonde você vai?’, o que eu acho muito engraçado.”

    O doce néctar da desobediência

    No entanto, muito mais engraçado do que os comentários surpresos dos fãs da Marvel dirigidos às pessoas que saem mais cedo do cinema é o próprio filme Curtindo a Vida Adoidado. Não apenas porque o protagonista tem o dom de dirigir comentários sarcásticos, surpresos ou autodepreciativos diretamente ao público, mas também porque Broderick interpreta o personagem-título com uma veia atrevida (e potencialmente psicopática) que é equilibrada por seu carisma.

    Droits réservés

    A autoconfiança com a qual Ferris entra em um restaurante de luxo ou invade um desfile vibrante é suficiente para fazer você cair na gargalhada. Assim como as piadas inteligentes sobre a popularidade ultrajante do protagonista, os personagens coadjuvantes malucos (incluindo Charlie Sheen como um adolescente problemático) e as palhaçadas encenadas com entusiasmo cômico.

    Como tudo isso se encaixa muito bem, o clássico cult sobre a quebra (bem-intencionada) de regras continua sendo engraçado após várias exibições. Portanto, é compreensível que você queira ter seu próprio dia de preguiça e pular direto para o início do filme após a cena bônus dos créditos finais!

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top