Minha conta
    Custou 200 milhões e era para iniciar uma franquia, mas foi um grande fracasso de ficção científica
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    O filme teve que competir com Christopher Nolan e Marvel nas bilheterias, e as expectativas não foram atendidas.

    Há projetos cinematográficos que têm tudo para se tornar algo maior, mas, na prática, acabam sendo classificados como fracassos. Esse é o caso de um dos títulos de ficção científica mais ambiciosos da última década: Valerian e a Cidade dos Mil Planetas.

    O filme foi lançado nos cinemas em 2017 e teve Luc Besson por trás das câmeras. O cineasta já havia lidado com o gênero no passado com bons resultados em títulos como Lucy e O Quinto Elemento. Para essa ocasião, Besson se propôs a adaptar os famosos quadrinhos franceses Valérian et Laureline, criados por Pierre Christin e Jean-Claude Mézières.

    O diretor escalou Dane DeHaan e Cara Delevingne como os personagens principais, dois agentes que viajam pelo espaço e pelo tempo. Outros nomes do elenco incluem Clive Owen, Ethan Hawke e Rihanna.

    EuropaCorp

    Valerian e a Cidade dos Mil Planetas teve um grande orçamento de cerca de 200 milhões de dólares. Além disso, Besson conseguiu financiar o projeto como se fosse um filme independente. Ou seja, o dinheiro não veio de um único estúdio, portanto ele não estava sob pressão de fazer filme dar certo ou outras imposições da empresa.

    Com um trailer repleto de imagens visuais espetaculares, o filme chegou aos cinemas em 18 de agosto de 2017 e o resultado foi um fracasso: arrecadou apenas mais de 225 milhões de dólares em todo o mundo e não foi muito bem recebido pela crítica.

    Valerian e a Cidade dos Mil Planetas
    Valerian e a Cidade dos Mil Planetas
    Data de lançamento 10 de agosto de 2017 | 2h 17min
    Criador(es): Luc Besson
    Com Dane DeHaan, Cara Delevingne, Clive Owen
    Imprensa
    2,5
    Usuários
    3,5
    Adorocinema
    2,5
    Assistir em streaming

    Fortes concorrentes de bilheteria

    O que deu errado? Um dos principais motivos foi o fato de Besson ter enfrentado alguns pesos pesados nas bilheterias. A chegada de Valerian e a Cidade dos Mil Planetas aos cinemas coincidiu com Homem-Aranha: De Volta ao Lar, a estreia solo do Peter Parker de Tom Holland no Universo Cinematográfico da Marvel, e Dunkirk, de Christopher Nolan. A saga Planeta dos Macacos também estava em cartaz com A Guerra.

    Outros fatores foram que, embora a saga dos quadrinhos seja famosa na França, ela não é tão popular em outras partes do mundo. Além disso, embora DeHaan e Delevingne fossem conhecidos por seus papéis em filmes como A Cura e O Espetacular Homem-Aranha 2 - A Ameaça de Electro (DeHaan) e em Cidades de Papel e Esquadrão Suicida (Delevingne), eles não foram contratações fortes.

    EuropaCorp

    Após os resultados de bilheteria, os planos de Besson de criar uma franquia fracassaram. Antes do lançamento do filme, o diretor declarou que planejava fazer uma trilogia. Além disso, ele confirmou que já havia escrito o roteiro da sequência.

    “Já terminei o segundo [roteiro] e estou escrevendo o terceiro. Não sei se faremos isso porque não depende de mim. Depende do público e se eles vão gostar”, disse ele ao site Nerdist.

    Se você quiser assistir ao filme, ele está disponível na HBO Max e no Prime Video. A história segue Valerian e Laureline, dois agentes espaciais com uma missão: eles devem ir para a cidade intergaláctica Alpha, uma metrópole onde diferentes espécies vivem juntas. Lá, após séculos de paz, uma força desconhecida quer destruí-la e eles precisam impedi-la.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top