Minha conta
    "Não teríamos conseguido": Sem este filme, a adaptação da Barbie não teria sido possível, admite diretora
    Maria Santos
    Maria Santos
    Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

    Estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, Barbie foi um dos maiores fenômenos de bilheteira do ano.

    Entre recordes, adaptações de baixo orçamento, teorias para lá de bizarrase até mesmo estranhamento da própria produção diante do projeto, o filme Barbie marcou o ano de 2023 para sempre. Atualmente, é o 14º maior sucesso de todos os tempos, tornando-se também um fenômeno cinematográfico e um caso quase inédito na história recente de Hollywood.

    Mas, em uma entrevista para a Empire (via Slashfilm), Greta Gerwig, diretora de Barbie, deixou claro que nada seria possível sem o lançamento de outra produção da própria Warner, dirigida por outra diretora: sim, estamos falando de Patty Jenkins e Mulher-Maravilha (Gal Gadot).

    Sem comparação entre desempenho de outros filmes, não há como liberar o orçamento

    Warner Bros.

    Gerwig explicou em entrevista que Barbie ainda não tinha sinal verde para iniciar sua produção, muito menos receber um orçamento viável, e isso se dava por conta de uma estrutura bem antiga da indústria cinematográfica, que a diretora explica:

    "Não havia nenhum precedente - não éramos capazes de citar qualquer coisa que eles chamam de comparação. No entanto, são com essas comparações que eles fazem os orçamentos e estimam os riscos nas bilheteiras. Mas eu sei que não teríamos conseguido fazer este filme se Patty Jenkins não tivesse feito Mulher-Maravilha.”

    Ela se refere ao fato de que a produção de Mulher-Maravilha recebeu um orçamento significativo, diante de sua história e condições, sendo um apoio para as “comparações” citadas.

    Warner Bros.

    Apesar de ser de grande importância para uma análise da Warner, Mulher-Maravilha se refere a um filme de super-heróis, sendo inviável comparar a futura adaptação da famosa boneca da Mattel com o desempenho e orçamento do filme da guerreira amazona, já que, como bem pontuou Greta, "super-heróis têm sua própria categoria."

    Porque em Hollywood, de fato, as "comps" (que podem ser traduzidas informalmente por "comparações") são feitas entre filmes da mesma categoria: super-heróis com super-heróis, terror com terror, etc.

    Portanto, os produtores comparam o orçamento e as receitas do projeto que têm em mãos com um semelhante que já foi lançado para estimar se vale a pena financiá-lo e, se sim, até que ponto. E Barbie, até então, não se encaixava em nenhuma categoria e não podia ser comparada a nada no mercado hollywoodiano.

    "Isso pode ser terrível": Diretora de Barbie teve que lutar por uma das cenas mais icônicas de Ryan Gosling

    Mas o resultado de Barbie acabou ultrapassando o esperado e gerando um novo "comp", pois a Warner optou por lançá-lo com um orçamento substancial (cerca de 145 milhões de dólares) e arrecadou 1,44 bilhão de dólares em todo o mundo. Com o sucesso, o filme tornou-se a primeira "comparação" de sua categoria, segundo a própria diretora:

    "O filme tornou-se um comp que outras pessoas podem usar agora, dizendo: 'Bem, funcionou'. É um personagem feminino, uma comédia, Noah Baumbach e eu a escrevemos, é dirigido por uma diretora, esse tipo de coisa é um grande orçamento e funcionou. Esperamos que isso ajude outros personagens femininos."

    Barbie
    Barbie
    Data de lançamento 20 de julho de 2023 | 1h 55min
    Criador(es): Greta Gerwig
    Com Margot Robbie, Ryan Gosling, America Ferrera
    Imprensa
    4,1
    Usuários
    3,4
    Adorocinema
    5,0
    Assista agora em Max

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top