Minha conta
    “Cada personagem representa um pedacinho de Brasil”: Lázaro Ramos reflete mudanças em Ó Paí, Ó 2 após 15 anos (Entrevista Exclusiva)
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Sequência apresenta salto temporal com o retorno de quase todo o elenco original.

    Sequência de um dos longas mais importantes do cinema nacional, Ó Paí, Ó 2 acaba de chegar às telonas de todo o país. Com o retorno de Lázaro Ramos, Dira Paes, Érico Brás e boa parte do talentoso elenco original.

    A trama acompanha a trupe de personagens queridos quinze anos após o encerramento do longa de 2007. Agora, Roque (Lázaro Ramos) está prestes a lançar sua primeira música e acredita que vai se tornar um artista de sucesso. Em tratamento psicológico desde o assassinato de seus filhos, Dona Joana (Luciana Souza) volta a aprontar no prédio, mas há quem ache que ela é quem está certa.

    Cidade de Deus, Ó Paí Ó, O Auto da Compadecida e outros clássicos do cinema brasileiro que vão ganhar continuação

    Já Neuzão (Tania Toko), perde seu bar para uma turma de caráter duvidoso, causando uma comoção geral. Enquanto isso, os jovens da segunda geração dominam a tecnologia e lutam pela causa negra com atitude regada à música e poesia.

    Em entrevista ao AdoroCinema, Lázaro refletiu sobre as grandes mudanças na vida destes personagens. Com uma reafirmação da negritude no cinema brasileiro - uma marca também do original -, o ator explica o que a sequência traz de novo dentro desses discursos sociais após 15 anos.

    Palavra Assessoria

    “Cada personagem representa um pedacinho de Brasil em um tema diferente. Se a gente for listar aqui, nós falamos sobre moradia, racismo, relações afetivas, sobre o uso da tecnologia como estratégia de sobrevivência e criação de filhos, um tema muito forte nesse novo filme”, explica o artista.

    “É isso que acho mais rico em um filme que tem a coragem, inclusive, de ter 18 protagonistas, assumir isso enquanto sua linguagem, enquanto sua estética e fazer essa reflexão que vai pincelando o que teria acontecido com esses personagens nesses 15 anos de Brasil.”

    Papai é Pop: Filme "é um farol para outra constituição de paternidade", defende Lázaro Ramos (Entrevista Exclusiva)

    Durante a narrativa, o público deve perceber que o filme tem como seus pilares a passagem de bastão e a importância da tecnologia na vida destes personagens. Durante o papo, Lázaro ainda citou como Roque se encaixa neste contexto e destacou a importância desse deslocamento geracional a partir do núcleo jovem.

    “Acho que é uma oportunidade rara que a gente tem, ainda mais falando sobre o cinema negro, de voltar a arquétipos de personagens tanto tempo depois e pensar onde eles estariam se eles existissem de verdade”, refletiu. “E nesse caso, o mais valioso sobre eles é que são inspirados em pessoas reais que o Bando de Teatro Olodum conheceu em 1992 nas ruas do Pelourinho - e claro, colocaram a sua mão artística e criaram uma estética, personalidade etc, mas era a voz das ruas daquele momento e que permanecem em reflexão até hoje.”

    Palavra Assessoria

    Ele continua: “O Roque representa muito o sonho, o sonho de saber que temos direito a ter uma expectativa de vida, a sobreviver, a sonhar com o que cada um quiser - coisa que nem todo mundo sabe, já que muitos têm o sonho roubado. Fico muito orgulhoso do Roque representar isso”, disse. “Nada mais natural do que o filme se conectar com a nossa juventude que tem outros recursos e outras linguagens, como o slam, como a tecnologia e o uso de ferramentas que provavelmente as gerações de vários personagens no filme não tem tanto conhecimento.”

    Lázaro conclui: “Acho lindo esse filme falar sobre passagem de bastão, sobre continuidade, fazendo referência e reverência ao que já aconteceu, mas ao mesmo tempo entendendo essa conexão e essa história, essa luta que continua a ser construída.”

    Ó Paí, Ó 2
    Ó Paí, Ó 2
    Data de lançamento 23 de novembro de 2023
    Criador(es): Viviane Ferreira
    Com Lázaro Ramos, Luciana Souza, Érico Brás
    Usuários
    1,2
    Adorocinema
    3,0
    Assista agora

    Ó Paí, Ó 2 está em cartaz nos cinemas.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top