Minha conta
    O filme de ficção científica de Guillermo del Toro salvo pela China: A única razão pela qual teve uma sequência
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    O filme arrecadou mais de 101 milhões de dólares nos EUA e poderia ter sido um projeto catastrófico, mas o país asiático o fez um sucesso.

    Os Estados Unidos são o grande mercado para filmes. Os blockbusters obtêm a grande maioria de sua bilheteria total na América do Norte. Portanto, é raro que um filme gigantesco de Hollywood arrecade mais dinheiro fora do país do que dentro dele. Mais estranho ainda é o caso desse filme de Guillermo del Toro, que foi um sucesso graças à China e o motivo pelo qual ganhou uma sequência.

    Círculo de Fogo, o filme de ficção científica/monstro do diretor de A Forma da Água, arrecadou mais de 101 milhões nos Estados Unidos. Fora da América do Norte, a cifra é de mais de 309 milhões. No total, ele arrecadou mais de 411 milhões de dólares em todo o mundo. Pacific Rim custou 190 milhões, portanto, se sua bilheteria dependesse dos EUA, teria sido um tremendo fracasso para a Warner Bros.

    Quando o filme, estrelado por Charlie Hunnam, Idris Elba e Rinko Kikuchi, chegou aos cinemas em 2013, tornou-se a maior abertura de um projeto de Del Toro, superando Hellboy II - O Exército Dourado, com uma arrecadação de 37,2 milhões. No entanto, o filme caiu 57% em sua segunda semana de bilheteria e 52% na terceira.

    Warner Bros.

    Mas a história foi diferente na China. O filme arrecadou 45,2 milhões de dólares no país asiático, tornando-se a melhor abertura de todos os tempos da Warner Bros. e a sexta melhor estreia de um filme de Hollywood na China. No total, Círculo de Fogo arrecadou mais de 111 milhões no país. A Forbes chegou a descrever o filme como "o filme em língua inglesa mais raro da história a ultrapassar os 400 milhões de dólares, com apenas 100 milhões nos Estados Unidos".

    Se a China não tivesse dado um impulso tão grande a Pacific Rim, a sequência teria sido um retumbante NÃO desde o início. No entanto, a arrecadação final foi um sucesso e, em 2018, Círculo de Fogo: A Revolta foi lançado nos cinemas. Mas, nesse caso, as coisas não foram tão bem.

    A segunda parte, dirigida por Steven S. DeKnight e estrelada por John Boyega, arrecadou mais de 290 milhões de dólares em todo o mundo com um orçamento de 150 milhões. Nos Estados Unidos, faturou mais de 59 milhões e, no exterior, mais de 231 milhões de dólares arrecadados. Se você está se perguntando sobre a China, o país foi mais uma vez um impulso para o título, arrecadando 99 milhões de dólares para a produção.

    Círculo de Fogo
    Círculo de Fogo
    Data de lançamento 9 de agosto de 2013 | 2h 10min
    Criador(es): Guillermo del Toro
    Com Charlie Hunnam, Idris Elba, Rinko Kikuchi
    Imprensa
    3,5
    Usuários
    4,3
    Adorocinema
    3,5
    Assistir em streaming

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top