Minha conta
    Você gritou por esse filme no cinema, hoje ele completa 15 anos: Esse fenômeno lucrou mais de 3 bilhões de dólares
    Júlia Barbosa
    Júlia Barbosa
    Criada no palco, sempre foi movida pela arte. Defensora ferrenha de Crepúsculo e Ricardo Darín, fala pelos cotovelos sobre as histórias que vemos nas telas e nos bastidores.

    Franquia demarcou uma onda que mudou os filmes de fantasia e romance dos anos 2010;.

    Convenhamos, em pleno 2023 não dá mais para desmerecer Crepúsculo. Há exatos 15 anos, a saga que criou um dos maiores fenômenos da cultura pop dos anos 2010 chegou às telas. Com mais de 160 milhões de livros vendidos e 3 bilhões de dólares de bilheteria, o impacto da franquia reverbera até hoje.

    Antes mesmo de se tornarem filmes, os romances da autora Stephenie Meyer já dominavam as listas de best-sellers e os blogs de fãs. Diante disso, a diretora Catherine Hardwicke aceitou assumir o projeto independente para adaptar Crepúsculo mesmo sem imaginar o sucesso que teria. Após ser rejeitada várias vezes, a produção teve um orçamento de 39 milhões de dólares.

    “Foi uma tempestade perfeita, porque Meyers continuou lançando livros enquanto estávamos fazendo o primeiro filme. Então essa base de fãs realmente começou a crescer. Ganhamos 69 milhões no fim de semana de estreia e 400 milhões no total. As pessoas não esperavam por isso”, contou Hardwicke ao The Hollywood Reporter no 10º aniversário do longa.

    Com o sucesso estrondoso do primeiro volume, a proporção de orçamento para bilheteria das quatro sequências aumentou exponencialmente. O segundo, Lua Nova, já custou 50 milhões de dólares. Enquanto isso, a produção do último título, Amanhecer - Parte 2, mais do que dobrou, valendo 136 milhões e obteve aproximadamente 830 milhões de dólares de lucro.

    Crepúsculo levou vampiros ao estrelato

    Lionsgate

    A Saga Crepúsculo, além criar a guerra Time Edward x Time Jacob, também foi alvo de muitas piadas. A crítica vai de pele que brilha no sol até diálogos cafonas, e não se restringia à internet, já que o próprio elenco não deixava de debochar. Isso ficou no passado e há uma campanha de ressignificação como “clássico cult”, inclusive, pelos protagonistas.

    Durante a divulgação de Batman, Robert Pattinson, que era consagrado como o maior hater da franquia, fez questão de defender que é “tão 2010” odiar Crepúsculo e “não é mais descolado ser um hater”. Enquanto isso, Kristen Stewart disse à Entertainment Weekly que não sabia do ressurgimento da Twilight Mania, mas acha “incrível”.

    Os intérpretes de Bella e Edward podem até ter zombado do trabalho que fizeram no começo de suas carreiras. Porém, ambos reconhecem a importância da franquia para o sucesso que conquistaram. Anos depois de darem vida ao maior casal sobrenatural da última década, Stewart foi indicada ao Oscar por Spencer, e Pattinson veste a máscara do Batman do universo expandido DC.

    Além de lançar seu elenco ao estrelato, Crepúsculo também foi responsável por revolucionar o gênero de romance e fantasia. Só na subcategoria vampiresca, podemos citar produções como The Vampire Diaries e True Blood. Aprofundando mais, é possível dizer ainda que a trama adolescente pavimentou o caminho para outros fenômenos teen, como Jogos Vorazes.

    Caso você tenha ficado sedento para fazer uma maratona nostalgia da Saga Crepúsculo, os cinco filmes estão disponíveis no Amazon Prime Video. Uma série remake também está em desenvolvimento pela Lionsgate.

    Crepúsculo
    Crepúsculo
    Criador(es): Catherine Hardwicke
    Com Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner
    Data de lançamento 19 de dezembro de 2008
    Assista agora

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top