Minha conta
    O Senhor dos Anéis: Por que Peter Jackson mudou o fim do romance de Tolkien para sua famosa trilogia?
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    O filho do autor não ficou satisfeito com o trabalho do diretor: “Destruíram o livro para fazer um filme de ação para jovens de 15 a 25 anos”.

    Quase tão amada quanto a enorme obra literária da qual foi adaptada, a trilogia O Senhor dos Anéis, dirigida por Peter Jackson e lançada entre 2001 e 2003, tem a honra de ser uma das versões cinematográficas mais aclamadas da história do cinema.

    Com um orçamento de 281 milhões de dólares para os três filmes e uma arrecadação mundial total de 2,991 bilhões, a famosa trilogia de fantasia tem uma das maiores bilheterias da história. Além disso, o terceiro filme, O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, ganhou o Oscar de Melhor Filme, além de dez outros prêmios – os onze para os quais havia sido indicado naquela edição.

    O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
    O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
    Data de lançamento 25 de dezembro de 2003 | 3h 21min
    Criador(es): Peter Jackson
    Com Sean Astin, Elijah Wood, Viggo Mortensen
    Usuários
    4,7
    Assistir em streaming

    Entretanto, nem tudo em O Senhor dos Anéis é perfeito. O resultado da adaptação não foi muito bem recebido pelo filho de J.R.R. Tolkien, Christopher Tolkien, que coincidindo com o lançamento do primeiro filme da trilogia O Hobbit, também dirigido por Jackson, revelou que havia se recusado a se encontrar com o diretor e se referiu a O Senhor dos Anéis da seguinte forma: “Eles destruíram o livro para fazer um filme de ação para jovens de 15 a 25 anos”.

    Sabe-se também que a filmagem da Batalha do Abismo de Helm no segundo filme, O Senhor dos Anéis - As Duas Torres, quase arruinou toda a trilogia, pois Jackson e os produtores tiveram algumas divergências quanto ao orçamento.

    Metropolitan FilmExport

    Independentemente da opinião do Tolkien Estate, em geral os fãs da obra de Tolkien ficaram encantados com a adaptação cinematográfica, embora não exista uma adaptação perfeita. Na verdade, Peter Jackson decidiu omitir um capítulo importante da parte final do romance em sua versão para o cinema...

    Na versão estendida de O Retorno do Rei, a sequência da morte de Saruman (Christopher Lee) ocorre no 11º minuto do filme, mas nem sempre foi assim. De fato, Jackson se permitiu um desvio significativo do texto de Tolkien e mais tarde o justificou.

    Diferenciamo-nos dos livros pelo fato de a morte de Saruman ocorrer em uma sequência chamada The Scouring of the Shire, que ocorre após os eventos de Frodo e o Anel. É um desfecho de 70 páginas que, para mim, é o possível anticlímax do romance, e não é minha parte favorita. Decidimos em 1998, ao escrever os roteiros, não inclui-la.

    “Fizemos Saruman morrer em Isengard, o que é completamente diferente do livro, mas queríamos tirar o personagem do caminho, e essa foi a maneira mais fácil de fazer isso”, explicou Jackson sobre sua decisão de combinar dois elementos do livro.

    Curiosamente, a morte de Saruman, embora filmada, não apareceu na versão cinematográfica de O Retorno do Rei, deixando o público perplexo quanto ao destino do mago maligno, algo que Peter Jackson também justificou.

    “Sabemos que o público viu os Ents tomarem Isengard, que Saruman está preso na torre e que a batalha do Abismo de Helm foi vencida. Chegamos à conclusão de que a maioria das pessoas entenderia naturalmente que Saruman foi derrotado. Não importava se ele estava morto ou não. Portanto, poderíamos nos interessar diretamente pela história.”

    “A cena com Saruman tem sete minutos de duração e tivemos que cortar [para a versão cinematográfica] uma hora de filme”, continuou o diretor. “Quando você tem um filme com quatro horas e 15 minutos de duração, você está com problemas. Não é uma boa maneira de lançar um filme, por isso é essencial reduzir a duração para algo que o público possa suportar sem dor na bunda.”

    Achamos que começar O Retorno do Rei com sete minutos da morte de Saruman era concluir os eventos de As Duas Torres, o que tornava o início do filme precário e impedia que seus eventos fossem levados adiante.

    De acordo com Jackson, eles perceberam que Saruman, que não estava envolvido nos eventos tratados no terceiro filme, deveria ter desaparecido no filme anterior: “Eles se livraram de Saruman e agora enfrentam o grande mal”. E foi assim que a morte de Saruman não foi incluída na versão lançada nos cinemas em 2003, embora possamos vê-la na versão estendida.

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top