Minha conta
    Este filme de terror cult completa 25 anos e foi destruído por uma especialista no assunto: “Não sei o que toda aquela gente estava fazendo”
    Heloisa Vilela
    Heloisa Vilela
    -Redatora
    Heloisa gosta de ficção científica, sitcoms e de pipoca com bastante manteiga. Fã do Kubrick e de reality shows de compra e venda de casas.

    A especialista em cruzeiros Wendy Williams critica a falta de precisão da cena de sabotagem do navio neste clássico de terror marinho.

    O filme cult de terror Tentáculos já completou 25 anos mas, apesar de ser um dos favoritos da era das locadoras e ter sido revivido nos últimos tempos para celebrar o recém-falecido Treat Williams, foi fortemente criticado pela especialista em cruzeiros Wendy Williams. Dirigida por Stephen Sommers, a história segue um grupo de mercenários que embarcam no Argonautica, um transatlântico de luxo atacado por uma enorme criatura marinha com tentáculos.

    Um clássico moderno do diretor de A Múmia

    Treat Williams fez parte de um elenco que incluía nomes como Famke Janssen, Anthony Heald, Kevin J. O'Connor, Jason Flemyng e Djimon Hounsou, mas se o número de fãs do filme tem vindo a crescer não é tanto pela sua moldado por seu monstro, um ser conhecido como Octalus. No entanto, em um vídeo recente para o Insider, Wendy Williams analisou uma das primeiras cenas de Tentáculos e reconstruiu como a sabotagem do ponto crucial não teve precisão.

    A capitã acrescentou ainda que o sonar não é necessário e que os navios normalmente têm vantagem horária para evitar acidentes. Esses são alguns dos comentários de Williams, antes de avaliar o filme com nota zero em dez:

    "Existem muitos rádios de segurança, e se os rádios não funcionam, você tem telefones via satélite, todos os tipos de comunicação via satélite. É muito difícil sabotar um navio como esse. Há muitas pessoas no ponte. Não tenho certeza do que está acontecendo. Todas aquelas pessoas lá.

    A maioria, se não todas, das empresas de cruzeiros têm terminologia diferente, mas teríamos o que chamamos de condições verdes, amarelas e vermelhas. Verde seria quando tudo estivesse indo suavemente. Normalmente, haveria um oficial de navegação lá em cima, um assistente ou co-navegador e um ou dois vigias"

    www.shipbucket.com
    Modelo de transatlântico "MS Argonautica" de Tentáculos

    Sistemas de segurança contra monstros marinhos

    Williams continua sua análise técnica do momento da sala de máquinas:

    Essa seria a tripulação da ponte. Nossas pontes, em estado completamente vermelho, seriam capitão, capitão de estado-maior, primeiro oficial ou comunicador, dois vigias. Isso é tudo. Cinco. Cinco na ponte, cuidando da situação. Este navio de cruzeiro em particular está equipado com sonar, do qual não sei para que seria necessário. Não precisa disso. Então tudo está um caos, exceto o sonar que está captando alguma coisa, acho que neste caso é um monstro marinho.

    Embora esta cena de filme em particular envolva um monstro marinho, e eu não queira colocar baleias ou grandes mamíferos na categoria de monstros marinhos, infelizmente, há ataques de baleias. Os navios de cruzeiro prestam muita atenção em ter bastante espaço livre e evitar as baleias a todo custo. A credibilidade daquela cena da ponte é provavelmente zero.

    Durante a cena de Tentáculos, uma figura anônima sabota o sistema de navegação da nave, causando pânico. No entanto, Williams percebeu que o manejo do navio era impreciso e explicou que haveria “reforços” de segurança.

    No filme, enquanto a comunicação e as imagens caíam, um tripulante revela que uma grande forma se move abaixo e ao fazer contato, todos começam a morrer em uma sequência memorável que dá ao público um gostinho do que pode acontecer, sem mostrar como é realmente a criatura.

    The Walt Disney Company

    Tentáculos teve uma bilheteria decepcionante e recebeu críticas em sua maioria negativas, no entanto, sua base de fãs cresceu muito, mesmo que os efeitos especiais digitais não se sustentassem muito bem depois de tanto tempo. O design do monstro, junto com sua festividade com tom de filme B e sangue abundante, conquistou os fãs de terror e aventura.

    É interessante ouvir de uma capitã de navio de cruzeiro como sua abordagem para administrar o navio não é realista, mas em um filme onde os fuzileiros navais emergem de dentro de um tentáculo meio digerido, isso não é um grande problema.

    Tentáculos
    Tentáculos
    Data de lançamento 9 de agosto de 2023 | 1h 46min
    Criador(es): Stephen Sommers
    Com Treat Williams, Famke Janssen, Anthony Heald
    Usuários
    2,9
    Assista agora em Looke

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top