Minha conta
    Este filme cult de ação e terror do criador de A Múmia foi destruído por um capitão de verdade: "A credibilidade é zero"
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Tentáculos foi um fracasso no final dos anos 90, porém mais tarde tornou-se um sucesso cult. Um capitão de verdade não tinha nada de bom para dizer sobre o filme.

    Um ano antes de lançar uma franquia de aventura extremamente bem-sucedida com A Múmia (1999) e ajudar Brendan Fraser a alcançar a fama dos blockbusters, Stephen Sommers fez outro filme de terror e ação, que se saiu muito pior nas bilheterias: Tentáculos, no qual uma gangue de contrabandistas (incluindo Treat Williams, que morreu em 2023, e a estrela de X-Men Famke Janssen) é colocada em um navio de luxo que, aparentemente, está à deriva nos mares do sul sem um líder. A bordo, eles se deparam com dezenas de membros da tripulação mortos, cujos corpos estão completamente sem fluidos, e logo conhecem a criatura responsável pelo massacre: um polvo gigante de proporções monstruosas e com uma enorme sede de sangue.

    Deep Rising, como filme é originalmente intitulado, foi um fracasso de bilheteria: o filme só conseguiu arrecadar 11,2 milhões de dólares americanos, com um orçamento de 45 milhões! As críticas também foram bastante medíocres. No entanto, mais tarde se tornou um sucesso nas locadoras de vídeo e um filme cult entre os fãs de filmes B, que apreciaram os efeitos práticos de sangue em vez de reclamar dos problemas de lógica.

    Hollywood Pictures/Disney Pictures

    Mas, para uma pessoa, esse ainda não é o caso hoje: a capitã de navio de cruzeiro Wendy Williams, que revisitou Tentáculos do ponto de vista de um especialista para a Insider por ocasião de seu 25º aniversário - e quase não conseguiu citar um bom momento no longa. Uma das primeiras cenas do filme, em particular, na qual uma pessoa anônima sabota o sistema de navegação do navio, causando pânico, foi analisada por ela.

    "Há muitos backups de segurança e, se os rádios não estiverem funcionando, há (...) todos os tipos de comunicação via satélite", explica Williams. "É quase impossível desorganizar um navio como esse. Além disso, a sala de comando do filme tem muitas pessoas, e não tenho certeza do que todas elas estão fazendo. A maioria das linhas de cruzeiro - não estou dizendo todas - tem uma terminologia diferente, mas nós temos algo como um estado verde, amarelo e vermelho, em que o verde significa que tudo está funcionando sem problemas. Em nossas pontes, a toda velocidade, há um capitão, um capitão da equipe, um primeiro oficial ou comunicador e dois vigias. É isso, essa seria a composição da ponte na realidade. Cinco pessoas que têm tudo sob controle".

    Hollywood Pictures/Disney Pictures

    Mas isso não era tudo o que estava errado no retrato do filme, de acordo com Williams: "Esse navio de cruzeiro é equipado com sonar e não sei por que ele é necessário", diz a capitã. "Além disso, as pessoas encarregadas dos navios de cruzeiro são meticulosas em evitar encontros com baleias ou outros animais marinhos de grande porte, o que não é feito de forma suficientemente decisiva na cena em questão. A credibilidade dessa cena é provavelmente zero", Williams chega a uma conclusão devastadora.

    Mas mesmo que a especialista marítima tenha destruído completamente o filme de seu ponto de vista específico, para a maioria dos espectadores, esses detalhes não devem impedi-los de ter uma experiência cinematográfica divertida.

    Tentáculos
    Tentáculos
    Data de lançamento 9 de agosto de 2023 | 1h 46min
    Criador(es): Stephen Sommers
    Com Treat Williams, Famke Janssen, Anthony Heald
    Usuários
    2,9
    Assista agora em Looke

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top